13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Escola São Luiz, primeira a ser municipalizada, completa 50 anos

A sexta-feira (24/8) foi dia de festa na Escola Municipal São Luiz, no bairro Água Verde, a primeira unidade de Curitiba a ser municipalizada, em 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito. A unidade tem 387 estudantes do 1º ano 5º ano.

O prefeito participou das comemorações e falou aos estudantes sobre a história do bairro. “Leva esse nome por causa do rio, que passa aqui embaixo, e em torno desse rio foi erguida uma colônia de antigas famílias italianas. Tinha, por exemplo, a Maria Polenta, moradora deste bairro que cuidava de contusões e era procurada pelos jogadores de futebol”, explicou Greca.

“Esta escola veio para o município no ano 300 de Curitiba, quando eu era prefeito”, lembrou Greca.

Durante o evento o prefeito também falou sobre a importância do programa Linhas do Conhecimento, da Educação. “Quero que as crianças tenham a nossa cidade como um grande livro de história, que embarquem nos ônibus e conheçam museus, parques, até o zoológico, onde agora mandamos buscar uma tamanduá. Tem até um concurso para escolher o nome, todos podem participar”, disse o prefeito.

Homenagens

A festa teve bolo gigante, parabéns e homenagens. A diretora que ficou mais tempo como gestora da escola foi uma delas. Aglair Souza Bochnia está aposentada há nove anos. “Para mim é um orgulho esta escola. Até hoje venho visitar”, contou Aglair. Além dela, foi homenageado o estudante Leonardo Bonfim, 10 anos, e a professora Ivanir Coser, pela conquista no 1º lugar municipal e classificação para a etapa estadual no concurso de poemas e contos do Ministério Público do Trabalho.

A diretora Cristiane Agner Santana destacou que a escola é motivo de orgulho para a cidade e atende estudantes que participam no período da tarde das atividades do Lar dos Meninos de São Luiz, instituição filantrópica parceira que funciona em prédio anexo à escola. “Hoje é um dia muito especial para nós”, afirmou a diretora.

A estudante Juliana Ferreira Rodigues Alves, 10 anos, do 5º ano, disse que para ela estudar na escola é um privilégio. “Adoro estudar, ainda mais as aulas de história”, contou. O colega Leonardo Bonfim concordou. “Hoje é especial e diferente para nós, para festejarmos nossa escola”, afirmou.

História

Antes da municipalização, que é o processo de transferência de funções do Governo Federal e Estadual para a esfera municipal, a unidade era administrada pelo Estado. A escola foi fundada em outubro de 1957 por Dom Manoel da Silva D´Elboux, então arcebispo metropolitano de Curitiba, com o nome de Casa Escolar Asilo São Luiz. O início das suas atividades foi no ano letivo seguinte, em outro endereço.

A partir de 1968 passou a funcionar na atual instalação, localizada na Rua Silveira Peixoto, 54, onde permanece por meio de contrato de comodato estabelecido entre a Prefeitura de Curitiba e a Mitra Metropolitana.

Presenças

Também estiveram presentes a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute, a chefe do Núcleo Regional do Portão, Teresinha da Silva Medeiros; o padre Maurício Gomes dos Anjos, presidente do Lar dos Meninos de São Luiz; o administrador Regional Portão, Gerson Gunha; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a vice-diretora da escola, Maristela Thomé Alexandrini, além de professores, funcionários e estudantes da Escola São Luiz.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS