14.9 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Espaços culturais ficarão abertos durante o feriado de Finados

Muitos espaços da Secretaria de Estado da Cultura ficarão abertos nesta sexta-feira, 02 de novembro, feriado de Finados. O público poderá visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná e o Museu da Imagem e do Som, todos em Curitiba, que ficarão abertos em horário normal.

Fechado na sexta, mas aberto no sábado e no domingo, o Museu do Expedicionário também é uma boa opção para quem ficar em Curitiba durante o feriado. Já o Centro Juvenil de Artes Plásticas e a Biblioteca Pública do Paraná estarão fechados e reabrem na segunda-feira (5). O Museu Alfredo Andersen permanece fechado para obras de reconfiguração do espaço expositivo.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – Quem visitar o MON pode conferir duas exposições abertas recentemente: uma do fotógrafo francês Pierre Verger e outra do artista plástico José Alberto Nemer. A mostra “Pierre Verger” reúne 150 imagens divididas pelos distintos momentos do trabalho deste importante fotógrafo, que passou parte da vida no Brasil. Já a mostra Nemer – Aquarelas Recentes – Geometria residual reúne cerca de 50 obras do artista – que têm características únicas: as dimensões e o uso do preto.

No Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que permanece com o seu complexo de prédios em obras de restauro, está com a exposição Tempos Sensíveis, na sala 8, do MON. Com a curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne obras do acervo do MAC-PR em que a sensibilidade e a reflexão ficam evidentes. São, ao todo, 96 obras de 79 artistas, dentre eles, Livio Abramo, Carlos Zilio, Käthe Kollwitz, Poty, Carina Weidle e Luciano Zanette, entre outros que compõem o acervo do museu.

Quem optar por visitar o Museu Paranaense poderá conferir duas exposições que estão em seus últimos dias de exibição: As histórias das mulheres a partir do acervo do Museu Paranaense e a Belas Artes 70 anos: Ensinando e Produzindo Arte. A exposição sobre as mulheres fica em cartaz até domingo (4) e é resultado de pesquisa no acervo do MP e destaca a história das mulheres, contadas por meio do acervo do Museu.

Já a mostra Belas Artes 70 anos fica em cartaz até o dia 11 de novembro e inclui objetos históricos e artísticos, além de obras de arte da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), mais conhecida pelos curitibanos como Belas Artes.

CINEMA – Para quem gosta de cinema, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) exibe a mostra Cinemis. A exposição faz um resgate na história da indústria cinematográfica. São cartazes, fotografias e sinopses de alguns dos clássicos do cinema, reunidos a partir do acervo do jornalista e colecionador Aramis Millarch e do acervo Cine Morgenau, ambos mantidos pelo museu.

No Museu do Expedicionário é possível conhecer, de forma didática, a participação da Força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de um vasto material histórico, como fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações, peças e documentos.
SERVIÇO
Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Sala 8 do Museu Oscar Niemeyer | Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300.

Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231.

Confira AQUI o horário de funcionamento dos espaços culturais.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS