19.5 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Especialistas falam sobre a Indústria 4.0 no Engenho da Inovação

O desafio de desenvolver as empresas para que elas produzam mais, melhor, com menor custo e atenta às questões sociais e sustentáveis. Para isso a metodologia de trabalho da indústria 4.0 vem para modernizar os fluxos e os sistemas de produção nas indústrias, seja ela o tamanho que tiver. Grandes empresas já adotam a prática, reduzindo significativamente custos e processos fabris e de manutenção, tendo igual ou melhor resultado final.

Os especialistas Marcos Nadolny e Vanderson Vauruk abordaram os desafios das empresas para superar a crise com tecnologia e inteligência nos fluxos e processos. “A metodologia da indústria 4.0 pode e deve ser aplicada desde a pequena indústria, garantindo melhor resultado e sustentação para o seu desenvolvimento”, comentou Vauruk.

No encontro foram debatidos as principais plataformas e sistemas de automação, acesso e controle dos maquinários fabris, que possibilitam o controle de todos os processos e fluxos, passando desde a produção momentânea de cada máquina, até a temperatura de cada peça e possíveis ajustes e correções feitos online por um técnico remotamente.

A palestra testada em horário alternativo, no início da tarde, não espantou o público, que lotou o Engenho da Inovação mais uma vez. O engenheiro Rodolfo Muller Schllem é sócio diretor de uma renomada consultoria em gestão sustentável e esteve presente pela primeira vez no Engenho. Rodolfo já aplica a metodologia da indústria 4.0 em algumas empresas para as quais presta consultoria e aproveitou as palestras para ampliar o conhecimento no setor. “A indústria 4.0 está inserida em processos que certificação das empresas como a ISO, isso não é so uma tendência, mas sim uma necessidade nas indústrias”, disse.

Cultura Maker

A próxima palestra do Vale do Pinhão será na quarta-feira dia (4/10), às 16h, no Engenho da Inovação sobre a Cultura Maker – Faça Você Mesmo e as formas de criar sistemas de automação, Arduíno, robótica e sensores. As inscrições devem ser feitas no site e os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) na hora do evento. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS