22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Especialistas mostram inovações na saúde criadas em Curitiba

Inovar é fazer diferente. É pensar o que ninguém pensou e detectar uma necessidade sem solução. Imagine, então, o desafio de criar no Brasil produtos e serviços inovadores em saúde, capazes de promover o alívio da dor, diagnósticos ainda mais precisos e a melhoria do atendimento nos postos de saúde?

Para discutir os desafios e mostrar exemplos de sucesso em inovação neste segmento, o Vale do Pinhão promove, na próxima terça-feira (12/6), no Engenho da Inovação, o seminário “Saúde 4.0 – Como inovar a Saúde no Brasil”. O evento gratuito irá reunir especialistas, profissionais de saúde e empreendedores que foram buscar novos conhecimentos para criar inovações que garantam à população um atendimento médico mais humano e de melhor qualidade.

Entre os palestrantes estará o cardiologista João Vítola, diretor-geral da Quanta Diagnóstico e Terapia, centro médico referência nacional em pesquisas de diagnóstico voltado ao combate do câncer e de doenças cardiovasculares. “Nosso Departamento de Inovação tem realizado pesquisas e estudos para novos protocolos nos tratamentos cardiológicos e de câncer, que estão permitindo trazer recursos de instituições internacionais para Curitiba”, antecipa ele.

Segundo Vítola, a Quanta investe, anualmente, cerca de R$ 6 milhões em pesquisa e inovação, através de recursos próprios, financiamentos e acordos internacionais. Hoje o centro médico tem cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA) e também com a Sociedade Americana de Cardiologia Nucler (ASNC). O cardiologista irá falar sobre o tema “Como anda o coração dos curitibanos e onde podemos inovar”.

Na área da saúde pública, Curitiba irá mostrar que é referência com o Sistema de Informação da Secretaria Municipal de Saúde (E-saúde), que permitiu a implantação do prontuário eletrônico. Durante sua apresentação, Beatriz Battistella Nadas, superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde, irá mostrar que o uso da tecnologia está permitindo a sistematização e a socialização da informação, contribuindo para a melhoria da qualidade da gestão em saúde dos curitibanos.

O prontuário eletrônico, hoje implantado em 111 Unidades de Saúde e oito UPS de Curitiba, permite o acesso em tempo real à informação das pessoas atendidas. “Essa tecnologia possibilita a integração e comunicação entre os usuários e os profissionais de saúde responsáveis pelo cuidado. Tudo no tempo certo, com qualidade, segurança e confiabilidade”, complementa Beatriz.

O seminário também terá palestras do professor Cleverson Cunha, coordenador de Empreendedorismo e Incubação da Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que irá falar sobre o tema “Inovando em Saúde Juntos”; e o médico Fernando Carbonieri, CEO and fundador da Academia Médica, que irá falar sobre “Por que inovação em saúde é tão diferente e difícil?”.


Serviço: Saúde 4.0 – Como inovar a Saúde no Brasil

Data: 12/6

Horário: 14 horas

Local: Engenho da Inovação, Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.agencia.curitiba.pr.gov.br/eventos


SAIBA MAIS

Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão é movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS