24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Esquema de segurança em depoimento de Lula não foi exagerado, avalia secretário

Em balanço da Operação Civitas, organizada para o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sérgio Moro, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, negou que tenha sido exagerado o esquema de segurança que empregou cerca de 3 mil profissionais das esferas federal, estadual e municipal.

“Não era somente a oitiva de um acusado, era de um ex-presidente. Tínhamos informações de que 60 mil pessoas viriam a Curitiba e de que 300 ônibus chegariam aqui. Então fizemos um planejamento para questionados”, afirmou.  Curitiba recebeu cerca de 6 mil manifestantes, 200 ônibus e 650 jornalistas de sete países que se credenciaram para cobrir o interrogatório.

Registros “sem gravidade”

Os órgãos de segurança pública informaram que houve pequenos registros, sem gravidade. Um homem, que já é monitorado por tornozeleira eletrônica, foi detido na terça-feira à tarde poque soltou rojões em frente ao prédio da Justiça Federal.  Ontem (10) houve ainda uma detenção na praça Santos Andrade, onde estava o grupo a favor de Lula, porque um homem soltou fogos de artifício, o que estava proibido. Sobre informações de que manifestantes soltaram rojões perto do hotel onde estava a cúpula do PT, a Polícia Militar informou que houve a notificação, mas o autor não foi identificado.

Wagner Mesquita informou ainda que está sendo investigada a denúncia de que o acampamento dos militantes a favor de Lula foi atingido por rojões na terça-feira. O secretário disse que há depoimentos segundo os quais os fogos partiram de fora do espaço, enquanto outros dizem que os rojões foram lançados dentro do próprio acampamento. Segundo a Sesp, armas brancas, como facas e facões, foram apreendidas em revistas a ônibus que vinham à capital. Procurado, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) disse que foi apreendido material de trabalho, como enxadas.

A Operação Civitas envolveu órgãos como as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Aérea Brasileira (FAB) e a Guarda Municipal de Curitiba. O secretário considerou a ação positiva. Questionado sobre um possível novo depoimento de Lula na cidade, já que o ex-presidente é réu em outra ação penal analisada pelo juiz Sérgio Moro, disse que, para “cada desafio apresentado, há um planejamento específico”. “Muito provavelmente ele (Lula) virá para outras oitivas, mas o ambiente pode ser outro. Pode ser uma operação até maior ou muito menor. Isso vai depender da circunstância”. Mesquista disse que ainda não foi contabilizado o custo total da operação.

Nesta quinta-feira (10), manifestantes favoráveis ao ex-presidente e defensores da Lava Jato deixaram a cidade. Ônibus com integrantes de movimentos sociais e do MST começaram a deixar a cidade. A Praça Santos Andrade amanheceu limpa. Também estava limpo o espaço ocupado no museu Oscar Niemeyer pelos manifestantes favoráveis à Lava Jato.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS