17.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Estado indica atletas para revezamento da Tocha Olímpica

O paranaense Claudiomiro Segatto, 44 anos, mesatenista paralímpico já com vaga garantida nos Jogos RIO 2016, é um dos dois indicados do Governo do Estado para o Revezamento da Tocha Olímpica, que passará por 22 cidades no Paraná. Ele recebeu a notícia do secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, em reunião nesta quarta-feira (06), em Curitiba.

“Cheguei a ficar arrepiado quando soube que sou um dos indicados. A Tocha Olímpica é o principal símbolo do maior evento esportivo do mundo. Esta pode ser a minha última Olimpíada e participar do revezamento sempre foi um sonho, um dos objetivos da minha carreira. Será um grande orgulho”, comentou o paratleta, que mora e treina em Curitiba, mas é nascido em Coronel Vivida.

Segatto, bolsista da Categoria Olimpo do Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 na última edição do programa, iniciou a carreira em 2001, após ter a perna amputada em virtude de um câncer no joelho. De lá para cá, tornou-se um dos maiores expoentes esportivos do Estado.

Ele disputou cerca de 130 competições nacionais e internacionais; conquistou seis medalhas em Jogos Parapan-Americanos – cinco de ouro e uma de prata; ganhou mais de 50 medalhas em competições internacionais.

Claudiomiro foi 12 vezes campeão brasileiro e 25 vezes campeão da Copa Brasil. Participou de duas paralimpíadas (Pequim e Londres) e estará no Rio 2016. Disputou três mundiais da modalidade e três Jogos Parapan-Americanos. É líder do Ranking das Américas desde 2007. Perdeu apenas uma partida no Brasil nos últimos 10 anos.

O secretário falou sobre a importância da passagem da Tocha Olímpica pelo Paraná e das expectativas para os Jogos RIO 2016. “Para quem vai participar desse momento, imagino que seja muito gratificante. Dois grandes nomes de nosso esporte vão carregar a Tocha Olímpica. Será uma grande festa, uma celebração que também reflete o mérito de nossos programas esportivos”, disse.

“Teremos vários atletas e paratletas representando o Estado nos Jogos RIO 2016 e ficamos ainda mais felizes em saber que eles, em sua maioria, são bolsistas do TOP 2016, um projeto criado pelo Governo do Paraná, em parceria com a Copel, para apoiar desde os atletas iniciantes até os de alto nível, além de técnicos”.

O outro atleta indicado pelo Governo do Paraná foi o corredor Mikael Antonio de Jesus, natural de Primeiro de Maio, mas que vive e treina em Campo Mourão. Há algumas semanas, ele também recebeu a notícia do secretário do Esporte e do Turismo em encontro que contou com a com a participação do seu técnico, Paulo César da Costa.

“Não consegui me inscrever para participar do revezamento e acreditava que não teria mais possibilidade de ser selecionado. Foi uma surpresa e uma alegria quando recebi a indicação do Governo Estadual. É muito gratificante, a valorização do meu empenho em treinamentos e competições. Agora, sinto ainda mais incentivo para, um dia, estar competindo nas Olimpíadas”, disse o atleta.

Mikael é uma jovem promessa do esporte paranaense. Começou a treinar no atletismo aos 10 anos, após ser convidado por um amigo. Por volta dos 13, passou a competir nos 400 metros com barreiras, prova que atualmente, aos 18 anos, é a sua especialidade.

Em sua breve carreira, o atleta obteve resultados que já o levaram longe. Em 2014, foi quarto colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, na China. É o atual recordista brasileiro e sul-americano nas categorias menores, além de ser tetracampeão sul-americano sub-18. Em julho, ele defenderá o Brasil no Mundial Sub-20 de Atletismo, na Polônia. Desde 2013, também é bolsista do TOP 2016.

Confira a lista completa dos municípios paranaenses por onde a Tocha Olímpica passará:

28/06

Londrina

29/06

Arapongas

Maringá

Campo Mourão

Cascavel

30/06

Matelândia

Medianeira

São Miguel do Iguaçu

Santa Terezinha de Itaipu

Foz do Iguaçu

02/07

Céu Azul

Santa Tereza do Oeste

Realeza

Francisco Beltrão

Pato Branco

14/07

São José dos Pinhais

Curitiba

15/07

Fazenda Rio Grande

Araucária

Campo Largo

Ponta Grossa

16/07

Castro

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS