16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Exames da EJA Online acontecem nesta quinta-feira

Serão realizados nesta quinta-feira (28) os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online para seis disciplinas do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Matemática, Ciências, Educação Física e Arte. Para poder fazer as provas, os participantes devem ir nas escolas estaduais credenciadas e retirar o comprovante de inscrição para apresentação no dia 28.

“Todas as pessoas que se pré-inscreveram e foram aceitas devem ir até a escola em que vão fazer os exames retirar o seu comprovante de inscrição. É obrigatório apresentá-lo, junto com um documento com foto, no dia da aplicação dos exames”, explica a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Marcia Dudeque.

Totalmente gratuitos, os Exames da EJA Online são uma oportunidade de certificação para qualquer pessoa com 15 anos de idade ou mais que deseja retomar seus estudos, mas não pode frequentar uma sala de aula regularmente. A certificação é emitida pela própria escola.

APLICAÇÃO – Os exames são aplicados ao longo do dia em computadores dos laboratórios de informática das escolas credenciadas e têm duração de 1h30, exceto a redação, que é escrita em uma folha própria e corrigida por um professor no local e tem duração de 2 horas.

O participante que obtiver nota igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas do Ensino Fundamental poderá solicitar sua certificação, ou Declaração de Proficiência somente nas disciplinas em que obteve média.

NOVA ETAPA – No dia 1º de abril começam as pré-inscrições para a segunda etapa dos Exames da EJA Online, desta vez para as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Arte.

Interessados devem ler atentamente o edital n.º 06/2019 – GS/SEED, com todas as informações sobre os exames, imprimir e preencher o Requerimento de Pré-Inscrição (anexo IV do edital), e então procurar um dos 272 estabelecimentos de ensino credenciados, levando original e fotocópia de documento de identificação para realizar a pré-inscrição.
A lista completa de escolas que participam dos Exames da EJA Online, bem como todas as demais informações estão disponíveis emwww.educacao.pr.gov.br/eja.
As escolas publicarão uma lista de candidatos cuja pré-inscrição foi homologada ao menos duas semanas antes da realização dos Exames, período em que os interessados devem ir até a escola retirar seu comprovante de inscrição.
1ª Etapa
Realização dos exames: quinta-feira (28/03)

Disciplinas: Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Matemática, Ciências, Educação Física, Arte.
2ª Etapa
Pré-inscrições: 01/04 a 12/04

Divulgação das pré-inscrições homologadas: 15/04
Realização dos exames: 30/04
Disciplinas: Língua Portuguesa e Redação, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Arte.
BOX
Educação de Jovens e Adultos é ofertada na rede estadual

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos que não puderam efetuar seus estudos na idade certa. Ela é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender a esse público.
O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez. O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o Ensino Médio em, no mínimo, um ano e meio. A matrícula e as aulas são totalmente gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Paraná.
Exames – Os Exames da EJA Online são uma oportunidade de certificação por meio de realização de provas e uma redação. Em vez de frequentar uma sala de aula, como na EJA regular, nos Exames da EJA Online o participante estuda por conta própria, e, na data definida, vai até a escola estadual em que se inscreveu e responde a provas de múltipla escolha diretamente em um computador do laboratório de informática da instituição (somente a Redação é feita em uma folha de papel própria).
Os Exames da EJA são voltados principalmente para pessoas que não possuem condições para frequentar a sala de aula, por motivos profissionais ou pessoais, e para quem precisa concluir apenas uma ou duas disciplinas para obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS