Os aromas e as propriedades nutricionais do pinhão estão em várias opções gastronômicas no Mercado Municipal de Curitiba. Até domingo (30/6), a Prefeitura promove a segunda edição do Festival Sabores do Pinhão, em uma tenda com 450 metros quadrados na Rua General Carneiro, ao lado do Mercado Municipal.  

Até sexta-feira (28/6), o festival é das 11h às 19h; no sábado (29/6), das 9h às 19h, e no domingo (30/6), das 9h às 15h. São 12 expositores vendendo hambúrguer, pizza, pastel e crepe com pinhão. 

Também tem comida mexicana com pinhão, churros e brigadeiro de pinhão, e sorvete tailandês com farofa (é claro) de pinhão. A semente da araucária também pode ser apreciada em uma cerveja artesanal produzida em São José dos Pinhais, região metropolitana. 

A estimativa da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é que 15 mil pessoas passem pelo Festival Sabores do Pinhão até domingo. 

Uma delícia

As irmãs Edna, Neila e Luciane Cordeiro, de Paranaguá (litoral paranaense) já aproveitaram o festival nesta quarta-feira. “Viemos ao Mercado Municipal e encontramos o festival, nem sabíamos que ia ter. Foi uma surpresa, está tudo muito bom”, disse Edna. 

Elas provaram o quentão e experimentaram o brigadeiro de pinhão e crepe de pinhão com queijo. “Nunca tinha provado essas receitas. Esta uma delícia”, afirmou Neila.

Restaurantes da região metropolitana de Curitiba estão vendendo pratos especiais com pinhão, com valores entre R$ 10 a R$ 25.

Na quinta-feira, o prato será o entrevero, sopa e pão de pinhão, vindos de São José dos Pinhais.

Na sexta-feira e no sábado, serão vendidos pierogi de ragu com pinhão e entrevero de pinhão, ambos de Quatro Barras.

No domingo, Mandirituba comparece com moqueca de tilápia com pinhão. Todas as cidades participantes fazem parte do Mercado Comum Metropolitano, dentro do Programa Pró-Metrópole. 

“O objetivo é fomentar e valorizar o produto regional da grande Curitiba”, explicou o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi. 

“Aqui no festival mostramos a cultura local, reforçamos a questão de segurança alimentar e fortalecemos os agricultores da região metropolitana”, completou.

Curitiba e região metropolitana têm cerca de 34 mil produtores rurais. O gerente de Unidade de Mercados da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Thiago Cavichiollo, explicou que também serão feitas aulas-shows dentro da Praça de Conveniência do Mercado Municipal.

Além disso, a Embrapa Florestas está com estande especial dentro do Mercado, apresentando as pesquisas desenvolvidas com araucária e pinhão. 

Veja a programação da aulas-show

Sexta-feira (28/6) 
16 horas – Farofa colorida de pinhão – Nutricionista Fátima Negre

Sábado (29/6)
11 horas – Chef Camila Pazelo – pinhão com bacon, ovos estalados e crispy de couve 

12 horas – Chef Gustavo Palivoda Cieszynski – contra-filé de porco caramelizado em whisky com purê crocante de pinhão

13 horas – Chef Vaneza Antunes – gelato de pinhão com caramelo cremoso de nozes

14 horas – Flavia Retamal – bolo de pinhão para celíacos (sem glúten e sem leite de vaca)

15 horas – Nutricionista Fátima Negre – sopa creme de abóbora com pinhão

Domingo (30/6)
11 horas – Chef Sergio Lange e Chef Felipe Cavalcante – entrevero de pinhão

12 horas – Nutricionista Fátima Negre – risoto de pinhão com carne seca

ServiçoFestival Sabores do Pinhão

Data: até domingo (30/6)
Horário: quarta a sexta, das 11h às 19h; sábado, 9h às 19h; e domingo, das 9h às 15h
Local: Rua General Carneiro (ao lado do Mercado Municipal)
Entrada: gratuita