13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

FIES terá faixa com juro zero para alunos com renda familiar de até três salários mínimo

Recentemente o Senado aprovou uma medida provisória que estabelece novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Uma delas é que a partir do primeiro semestre de 2018, haverá oferta de vagas com financiamento a juro zero para alunos com renda familiar de até três salários mínimos. Hoje em dia, a taxa de juros é de 6,5% ao ano. As parcelas serão proporcionais à renda do estudante e ao valor do curso. Nesta faixa serão oferecidas 100 mil vagas a juro real zero. Lembrando que os recursos desse financiamento vão ser provenientes da União.

Além desta modalidade, há outros dois tipos financiamentos, destinados para estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. Neste caso, a fonte de financiamento será com recursos de fundos constitucionais para a modalidade dois e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, para a modalidade três.

Agora, o texto segue para sanção presidencial, e as mudanças vão começar a valer para contratos fechados já no primeiro semestre do ano que vem.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS