19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

FIFA aprova alterações nas regras e institui árbitro de vídeo

A FIFA anunciou nesta semana a alteração de regras para o futebol e confirmou as mudanças que já começam a valer na Copa do Mundo deste ano. Uma das principais reivindicações foi atendida: o uso do árbitro de vídeo. Também houve mudança na regra do impedimento, na quantidade de substituições e até a inclusão da mordida como falta.

A partir de agora, o árbitro de vídeo passa a ser obrigatório nas partidas. A alteração deve ser incluída nos regulamentos das competições, inclusive no futebol brasileiro. A regra do impedimentos também modificada. De acordo com a FIFA, a posição irregular do jogador só será marcada no instante exato em que o autor do passe recebe a bola, e não mais no momento do passe, como era até então.

A entidade máxima do futebol aumentou ainda o número de substituições: de três pra quatro, somente nos casos em que houver prorrogação. Já nas categorias de base, as substituições passaram a ser ilimitadas.

No caso das mordidas e de possíveis cusparadas, a recomendação da FIFA é que o autor da agressão seja expulso e o árbitro marque tiro livre direto para a equipe do atleta que sofrer a falta. O caso mais famoso de mordida dentro das quatro linhas aconteceu na Copa do Mundo de 2014, quando o atacante uruguaio Luiz Suárez mordeu o zagueiro italiano Chiellini. Na ocasião, Suárez sequer foi punido com cartão, mas após a partida foi suspenso por nove jogos oficiais de sua seleção.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS