25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Filmes inéditos da Suécia entram em cartaz na Cinemateca

A Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Embaixada da Suécia apresenta, de quarta (13/9) a domingo (17/9), a Semana do Cinema Sueco, com a exibição de filmes inéditos que representam a produção cinematográfica atual daquele país.

Entre os filmes estão o documentário A Menina que Salvou Minha Vida, de Hogir Hirori, sobre o drama dos refugiados na Europa, e o romance Um Jogo Sério, com direção de Pernilla August, também atriz, uma das mais populares da Suécia.

Martha & Niki, de Tora Mkandawire Martens, é outro documentário da mostra, sobre duas mulheres campeãs mundiais de hip hop. A programação conta ainda com Reflexões, de Sara Broos, diretora que retrata no filme a sua mãe, a pintora Karin Broos, e o road movie Verão Eterno, de Andreas Öhman. Toda a programação tem entrada franca.


Quarta-feira (13/9)

A GAROTA QUE SALVOU A MINHA VIDA, de Hogir Hirori (Suécia, 2016, cor, 79’)

É agosto de 2014, o documentarista Hogir Hirori deixa a esposa, que está grávida, na Suécia para voltar a sua terra natal e documentar as histórias dos refugiados. É guerra de novo e mais de 1,4 milhões de pessoas fogem do terror do Estado Islâmico. No caminho ele encontra uma garota de 11 anos, sozinha e sofrendo com o calor de 45ºC.


Quinta-feira (14/9)

MARTHA & NIKI, de Tora Mårtens (Suécia, 2016, cor, 90’).  Com: Martha Nabwire e Niki Tsappos

Em 2010, Martha Nabwire e Niki Tsappos participaram da maior competição internacional de street dance, Juste Debout, em Paris. Foi a primeira vez que duas mulheres foram campeãs mundiais de hip hop.


Sexta-feira (15/9)

UM JOGO SÉRIO, de Pernilla August (Suécia, 2016, cor, 115’).

A história de um jovem casal, o jornalista Arvid Stjärnblom e Lydia Stille, que se apaixonam perdidamente. Ambos são atraídos pelo sonho de um amor puro, grande e duradouro. Porém, o sonho exige um sacrifício maior do que eles poderiam imaginar.


Sábado (16/9)

VERÃO ETERNO, de Andreas Öhman. (Suécia, 2015, cor, 106’)

Isak e Em se encontram pela primeira vez numa noite de verão em Estocolmo. Eles deixam tudo para trás e embarcam numa viagem pelas arrebatadoras paisagens do Norte da Suécia. Mas o que começou como uma despreocupada aventura logo é tomado pelo fatalismo.  


Domingo (17/9)

REFLEXOS, de Sara Broos. (Suécia, 2016, cor, 76’)

A diretora capta a sua mãe, Karin Broos, uma famosa pintora sueca, em uma viagem para Latvia, a fim de diminuir a distância entre ela s. Desta experiência nasce um filme intimista e poético que explora os lugares mais secretos da mente humana e as complexidades do relacionamento entre mãe e filha.


Serviço: Semana do Cinema Sueco

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco)

Datas e horários – de quarta (13/9) a domingo (17/9), às 19h

Entrada franca

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS