A Fisioterapia é uma área da saúde que trata diversas patologias, desde problemas respiratórios, neurológicos até ortopédicos, como Hérnias de Disco, torcicolos, entre muitos outros. Algumas técnicas de fisioterapia, principalmente as mais complexas e que exigem especializações específicas, nem sempre são cobertas pelos planos de saúde, e em geral essas são imprescindíveis para a plena recuperação do paciente em determinadas patologias, como por exemplo no caso de tratamentos para Labirintite ou Enxaqueca é necessário a Terapia Crânio Sacral. Para Hérnia de Disco na coluna, o melhor tratamento é a RPG (Souchard). Esses tratamentos são realizados na maioria das vezes uma vez por semana e de maneira individual. O paciente tem sua recuperação de forma mais rápida e eficaz quando comparado a fisioterapia convencional.

A Fisioterapia convencional, a mais comum, faz com que o paciente precise realizar em geral muito mais sessões e as vezes o tratamento não obtêm êxito, pois a técnica não comporta tudo o que é necessário. As vezes o paciente faz 60 sessões para um problema e ainda não fica bom, sendo que por ex. com 10 sessões ou até menos, é possível eliminar uma enxaqueca ou labirintite com a técnica de Terapia Crânio Sacral, são tratamentos bem diferentes, só que este método o plano de saúde não cobre, e são poucos os fisioterapeutas que realizam, aí a solução é procurar em 1º lugar um fisioterapeuta especialista nesse método e conversar diretamente com ele, eu por exemplo, realizo a Terapia Crânio Sacral, o paciente pode vir me procurar direto, o ideal é que ele já tenha o diagnóstico clínico.

Seria bom que os planos de saúde cobrissem essas técnicas, mas para isso eles teriam que remunerar muito melhor os profissionais, pois são técnicas que não se aprendem na faculdade e para os profissionais se especializarem  é necessário um auto investimento, eu mesma fui para a Inglaterra me especializar em Terapia Crânio Sacral, para isso exigiam como pré requisito ser formado em fisioterapia ou osteopatia, e já ter alguns anos de experiência profissional, além de todos os gastos, com passagem aérea, hotel, o próprio custo da especialização, é necessário  ficar sem trabalhar durante esse período, pois o curso é o dia inteiro, e você está em outro país, é tudo pago pelo próprio profissional, que está fazendo um investimento na sua qualificação, trazendo técnicas mais eficazes.

Os planos de saúde, remuneram na sua maioria, muito mal os tratamentos de fisioterapia, o que faz com que muitas clinicas não consigam oferecer um tratamento de qualidade, por ex tem plano de saúde que paga R$ 10,00 por uma sessão de fisioterapia, isso não paga nem o custo básico de água e luz, quanto mais remunerar o trabalho do profissional.

Uma fisioterapia bem feita consegue reabilitar o paciente, evitando em muitos casos a necessidade de cirurgias, seria menos gasto com hospitais, internações e procedimentos invasivos, ou seja, consequentemente, menos gasto para o plano de saúde, além de melhor qualidade de vida para o paciente.

Você pode procurar uma clínica para fazer fisioterapia sem ter o pedido do médico, pode marcar uma consulta fisioterápica e realizar seu tratamento particular, vários problemas evoluem muito bem com a fisioterapia convencional, já outros precisam de técnicas diferenciadas como RPG, Quiropraxia, Osteopatia ou Terapia Crânio Sacral, por ex. Essas técnicas normalmente não são cobertas por planos de saúde e são feitas de forma particular, mas vale a pena, pois o tratamento é mais rápido e eficaz. Alguns planos de saúde oferecem reembolso, ou seja, quando você faz um tratamento que não encontrou dentro do plano, eles te devolvem o dinheiro que você gastou, integral ou parcial.

Como o paciente não sabe qual tratamento fisioterápico é o melhor, precisará passar pela consulta fisioterápica, onde o fisioterapeuta, que é o único profissional que estuda as técnicas fisioterápicas, dentro das suas competências, elaborara o tratamento ideal para ele.

Dúvidas a respeito dos procedimentos e especializações mencionados nessa matéria, podem entrar em contato através do WhatsApp 41 99928-5167, que me prontificarei a responde-las.

Matéria sob responsabilidade da Dra. Kátia Overcenko, Fisioterapeuta especialista em RPG, Terapia Crânio Sacral e Traumato Ortopedia Funcional, Diretora da Fisiocenter –  Clinica De Fisioterapia, RPG e Ortopedia. Fone 41 3233-2577.