A Fisioterapia já se tornou parte importante para a recuperação de pacientes que tiveram lesões ortopédicas, traumáticas ou que passaram por cirurgias, isso porque a fisioterapia tem como objetivo ajudar na recuperação da função dos membros lesionados, porém, além do poder de restauração, a fisioterapia também é capaz de proporcionar o bem-estar físico e a melhoria da qualidade de vida.

No campo da terceira idade a fisioterapia atua não só no tratamento, mas também na prevenção de patologias, como nas dores de coluna e nos problemas das articulações. A musculatura mais fraca leva a possibilidade maior de quedas e desequilíbrios, e a Fisioterapia proporciona ao paciente um aumento da força muscular, equilíbrio, flexibilidade, postura, melhoria na locomoção e devolve sua independência.

Em adultos, a fisioterapia trabalha na postura, melhora o desempenho dos movimentos, diminui as dores, trata processos inflamatórios, dores de cabeça, labirintite e previne lesões futuras, entre outros.

Para as mulheres grávidas, a fisioterapia auxilia no pré-parto e no bom desempenho físico no pós-parto.

Para as crianças a fisioterapia auxilia no tratamento de diversas patologias, desde problemas respiratórios, como asma e bronquite, ortopédicos, correções posturais até tratamentos para problemas neurológicos, como crianças que apresentam atraso no desenvolvimento motor normal.

Tratamentos globais que exigem dos pacientes concentração, coordenação e participação ativa ganharam muito espaço e têm apresentado ótimos resultados. Dentre eles, podemos citar a fisioterapia motora e a RPG (Reeducação  Postural Global).

O mais importante quando for procurar um fisioterapeuta é conhecer o seu método de trabalho, se ele tem experiência profissional, se ele tem 100% da sua atenção voltada ao paciente durante a sessão. A atenção deve ser total ao paciente, e não ao celular, ou a vários pacientes ao mesmo tempo. Principalmente o atendimento de um bebe, uma criança, um idoso, necessitam atendimentos individuais, pois o risco de quedas e acidentes existem. E também procurar fisioterapeutas especialistas, onde o tratamento que vai ser elaborado pelo fisioterapeuta será com mais segurança, onde se utilizaram aparelhos e técnicas mais bem indicados ao problema do paciente. As vezes o paciente fica 40 minutos num aparelho que não é o indicado para ele, apenas porque a clinica está lotada e o aparelho não está disponível. Procure onde realizar um bom tratamento fisioterápico, existem profissionais sérios em nossa capital. Dedicação, atenção, competência, são primordiais para um tratamento fisioterápico bem feito.