Artigo em homenagem ao Governo do Estado e à ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná).

“Ao invés de se preocupar com a politização da Covd-19, como muitas unidades federativas, o governo do Paraná está tendo bons resultados na saúde e na economia por ter optado a focar na gestão da coisa pública.

Sobre o combate à pandemia: “O Paraná não tem tempo para perder com briga política. O nosso foco aqui é a gestão, é a questão do planejamento.” (Ratinho Júnior).

“O paraná vai bem no combate à Covid-19. O estado, que é o quinto mais populoso do país, é um dos últimos no ranking de infectados. O número de mortes por milhão e a taxa de ocupação de UTI’s também estão abaixo das médias nacionais.

O caminho é simples: o Paraná não politizou a doença. Não há notícia de brigas entre governador, prefeitos e secretários.

A inteligência parece ter falado mais alto. Não houve decretos ditatoriais mandando abrir ou fechar o que quer que seja. O distanciamento social é seguido por conscientização. Seguindo orientações sanitárias, o agronegócio seguiu funcionando, batendo recordes de exportação de alimentos.

Mas, a situação só permanece se a lição de casa continuar sendo feita: os cuidados para evitar a disseminação da doença têm que ser diários.” (Adaptado de Marc Sousa “O segredo do Paraná”. TOPVIEW. n. 237, p.90. jun.2020).

Nada disso ocorreu por acaso se não fosse a atuação do governador Carlos Roberto Massa Júnior, filho do Ratinho, apresentador da Rede Massa SBT.

Governante responsável está sabendo conduzir com rara maestria a governança de forma a obter um excelente rendimento. Tem demonstrado interesse, entusiasmo, capacidade de gestão, que começa pela escolha da equipe. […].

Como radicado neste estado, também observo o louvável e incansável trabalho da ALEP, hoje presidida pelo deputado Ademar Traiano, auxiliado por Deputados da Mesa Diretora, Lideranças e Blocos Partidários, Representações Partidárias, demais deputados, assessorias e devotados funcionários, fiscalizando o Executivo e pautando questões realmente relevantes ao povo paranaense, seguindo a linha de suas promessas. O impressionante patriotismo e civismo da “Casa do Povo” são de fundamental importância na governança estadual.

Gestão é uma área das ciências humanas que se dedica à administração de empresas e de outras instituições visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente. (Wikipédia).

Planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. (Wiipédia)

O verdadeiro combate à corrupção se faz quando os poderes possuem foco na gestão da coisa pública, fazendo a diferença e não se perdendo em infrutíferas politicalhas eleitoreiras.

Reflexão: “O líder, diante de um problema, não perde tempo buscando culpados e, sim, busca soluções.” (Moabe Teles).

Isaac Carreiro Filho (em memória)
Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.