23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Governo do Estado lança o Portal Paranaense da Microempresa

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (18) o Portal Paranaense da Microempresa, que já está no ar desde essa sexta-feira (18). O endereço é www.portalparanaensedamicroempresa.pr.gov.br . O lançamento foi feito pelo secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, durante a XIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, realizada em Curitiba. Foi também assinado um acordo de cooperação técnica entre o governo estadual e o Sebrae, que prevê rodadas de negócios e capacitação profissional de empreendedores paranaenses.

“O Portal tem como objetivo ser uma ferramenta de auxílio às empresas de micro e pequeno porte, com muitas informações para que as decisões tomadas por essas empresas sejam sempre as melhores possíveis”, disse o secretário Sílvio Barros.

Além do governo estadual, participaram da Convenção Nacional representantes do Sebrae, Federação das Indústrias do Paraná, Federação do Comércio do Paraná, Federação de Agricultura do Estado do Paraná e da Federação Nacional dos Contabilistas.

PORTAL – O Portal Paranaense da Microempresa disponibiliza todos os serviços e programas relativos ao Estatuto da Micro e Pequena Empresa, mantidos pelo Estado do Paraná, ou por instituições de apoio e fomento. Também contém toda a política estadual referente ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte paranaenses previsto na Lei Complementar (estadual).

Os usuários podem ter acesso a múltiplos assuntos, desde como criar uma empresa a informações sobre programas como o “Empresa Fácil Paraná”, passando pelos requisitos necessários ao licenciamento dos diversos órgãos estaduais. Também podem ser acessados os programas estaduais existentes na área de tecnologia e inovação; crédito; educação empreendedora; relações do trabalho; empreendedores rurais; turismo e acesso facilitado à justiça, como aos juizados especiais de pequenas causas, à conciliação e ao arbitramento.

Pelo Portal também são colocados à disposição dos empresários e empreendedores o acesso a diversos serviços necessários ao dia a dia das empresas, como obtenção de certidões negativas, consulta ao Cadastro Informativo Estadual – Cadin Estadual, ao cadastro fiscal do Estado do Paraná e às estatísticas e quantificações do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

ACORDO DE COOPERAÇÃO – O diretor de operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini, explicou que o convênio assinado pela instituição e pelo governo do Estado prevê que empresas do interior e de Curitiba participem de rodadas entre compradores e fornecedores, fomentando os negócios nas regiões. “As empresas de grande porte podem comprar das micro e pequenas. A intenção do convênio é oferecer oportunidades de negócios”, disse ele.

Após assinatura do termo de cooperação, o secretário Silvio Barros ministrou uma palestra sobre a importância dos municípios para esse setor. Ele ressaltou que Michele também é preciso discutir a relevância dessas empresas para os municípios. “Mais de 90% das empresas são micro ou pequenas e muitas vezes não se tem mecanismos de incentivo para elas”.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS