23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Greca antecipa renovação da frota e entrega 10 novos ônibus para cidade

O prefeito Rafael Greca antecipou o programa de renovação da frota do transporte coletivo e entregou, nesta segunda-feira (11/12), os 10 primeiros novos ônibus para a cidade. Os veículos foram adquiridos pela empresa Expresso Azul, do Consórcio Transbus, que solicitou à Urbs a troca de alguns modelos convencionais.

A empresa adquiriu os veículos na metade deste ano, dentro das características especificadas para Curitiba. A Urbs fez a avaliação e homologou a entrada dos ônibus no sistema de transporte da capital. “É um presente de Natal para os curitibanos, uma boa nova que anuncia as melhorias do próximo ano”, disse o prefeito Rafael Greca.

Os novos ônibus são para a frota convencional, destinados a linhas alimentadoras que fazem a ligação entre os bairros e os terminais da cidade. Os alimentadores são identificados pela cor laranja.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, disse que os ônibus foram adquiridos pela empresa e avaliados pela Urbs. “Tivemos o ajuste para desjudicialização das ações, assinado em juízo pela Expresso Azul, que decidiu incorporar os novos ônibus nas linhas urbanas de Curitiba. Como eles atendem plenamente o Manual Técnico do Urbs, não há motivos para não aceitar os ônibusi”, disse.

Linhas

Os novos ônibus começam a circular nesta semana, nas linhas Fazendinha/Portão, Itatiaia, Porto Belo, Campo Comprido/CIC, Campo Comprido/Capão Raso. Juntas, essas linhas transportam 24 mil pessoas por dia útil.

Além dos itens básicos da frota urbana, como motor Euro5, computador de bordo com GPS e botão de pânico, os novos ônibus contam com algumas novidades que melhoram a segurança no trânsito. O sistema de suspensão agora é a ar, proporcionando mais conforto para passageiros e motoristas; daylight (luz diurna), que aumenta a visibilidade do veículo e os freios contam com sistema de antitravamento de rodas (ABS).

Os 10 novos ônibus fazem parte dos 450 veículos que serão renovados até 2020. Em março próximo serão entregues 25 novos biarticulados para o eixo Santa Cândida-Capão Raso.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS