24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Guarda Municipal reforça equipes de patrulhamento no Parque Barigui

A Guarda Municipal de Curitiba reforçou o patrulhamento no Parque Barigui neste início de ano. Além das equipes que fazem o monitoramento e circulam pelo parque em viaturas, a Prefeitura de Curitiba ampliou a presença de guardas em bicicletas e motos. Uma outra viatura também irá permanecer mais tempo no patrulhamento da região.

“O movimento maior, típico do verão, combinado ao período de férias escolares exigem uma atenção especial dos organismos de segurança que atuam na cidade”, explica o chefe do Núcleo Regional da Defesa Social de Santa Felicidade, inspetor Aírton Sebastião Machado.

Duplas de guardas fazem o ciclopatrulhamento no Barigui, percorrendo de bicicleta toda a extensão do parque em ações preventivas de segurança pública. “O reforço também favorece o atendimento das demandas locais e a proteção dos atletas que treinam e praticam aqui, em apoio ao policiamento ostensivo feito pelas polícias Civil e Militar na região”, completa o inspetor.

A ideia é estender esse reforço a outros parques da cidade, como o Tingui, que pelo tamanho e perfil exige atenção similar à dedicada ao Barigui. “O diferencial da bicicleta é a agilidade, a rapidez. O terreno do parque é cheio de obstáculos. Conforme o ponto, a gente chega mais rápido de bicicleta do que em uma viatura”, informou o agente Nilson Calado, que atua no ciclopatrulhamento.

A Guarda dispõe de ciclopatrulhas nos parques São Lourenço, Bacacheri e Atuba. No Zoológico, Jardim Botânico, Bosque do Papa e nas imediações do Centro Cívico, as equipes fazem rondas ao longo da ciclovia.

Uma das viaturas do núcleo regional permanecerá no Parque Barigui por um período de 12 horas, a fim de agilizar ainda mais o atendimento que já é feito hoje pelos veículos da Regional Santa Felicidade, pelas equipes de agentes em motocicletas do Grupo Tático Motorizado (GTM) e pelos agentes da Gerência de Operações Especiais (GOE), cuja sede funciona ao lado do Parque Barigui.

“Além de trabalharmos dentro das competências da Guarda, integrados com os outros órgãos segurança pública e na parte preventiva, as ações no Parque Barigui também contam com a parceria com outras secretarias municipais responsáveis por serviços de fiscalização, como a do Urbanismo, do Meio Ambiente e de Trânsito”, informa o coordenador de Operações da GMC, inspetor José Carlos Felipus Costa.

Aprovação

O estudante Juan Maidell acredita que o reforço traga mais segurança para as pessoas que frequentam o Parque Barigui, pois aumenta a sensação de proteção no local. “Afasta também aquele que tem a intenção de cometer algum crime, algum roubo. Ele pensa duas vezes se observar que tem policiais ou guardas nas redondezas”, disse.

Quem gostou de encontrar o efetivo da Guarda Municipal no Parque Barigui foi a manicure Terezinha Miranda, moradora da região. Ela levou amigos que vieram de São Paulo e estão de férias na cidade para passear no parque. “Gostei de ver todo esse pessoal da Guarda aqui, porque é muito importante a presença deles”, contou. Coincidentemente os turistas amigos de Miranda, o casal Sueli de Oliveira Bueno e Rivair Franco Bueno, são agentes da Guarda Municipal de Santo André (SP). “A gente se sente mais tranquilo vendo os colegas”, disse a GM Sueli. “Quando estacionava, percebi a presença das viaturas e mudei de lugar para deixar o carro mais próximo delas”, acrescentou o GM Rivair.

Logo após a Operação Carnaval, o Parque Barigui deverá contar ainda com o reforço da presença do Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS