Neste momento difícil de pandemia procurou-se o equilíbrio entre salvar vidas e a economia, que mantém vidas.

Herói é o indivíduo que se destaca por um ato de extraordinária coragem, valentia, força de carácter, ou outra qualidade considerada notável.  (//www.infopedia.pt/…).

Quarentena é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador […]. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Quarentena).

Muitas medidas para se combater a pandemia foram atabalhoadas. Diziam que era ciência, mas, na prática nem passou perto. A Ciência segue um método racional, previsível. Foi justamente racionalidade e previsibilidade que não ocorreu.

Alguns politizaram o vírus e armaram planos para 2022. Outros adotaram o Covidão, um novo escândalo de corrupção.

Nossa homenagem aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, aos entregadores, aos bravos caminhoneiros, trabalhadores da logística, aos frigoríficos, ao pessoal da agropecuária, às pessoas que têm ajudado outras em situação de vulnerabilidade. Inclui-se a participação das Forças Armadas e Auxiliares que sempre estão na linha de frente.

Tenho uma filha fisioterapeuta e especialista em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), é plantonista no HU (Hospital Universitário) de Santa Maria, RS, se dedicando diuturnamente para salvar vidas. Como especialista em dermatofuncional, em jan. 2013, esteve à frente no atendimento às vítimas do incêndio na boate Kiss.

Esta pandemia do coronavírus está sendo prejudicial para muita gente, causando, além de morte e sequelas, a paralização das atividades econômicas, com o desemprego, suspensão das aulas, fechamento de empresas. Ela tirou, abruptamente, a esperança e o futuro de milhares de famílias pelo mundo.

Para ajudar a manter os empregos o governo federal, dentre outras medidas, concedeu o Auxílio Emergencial para os brasileiros mais fragilizados, incentivou o crédito para as empresas e congelou o salário dos servidores públicos até o final de 2021.

A performance do governo estadual tem sido extremamente positiva para o Paraná, a ponto de ter adquirido os respiradores mais baratos durante a pandemia e ter tomado medidas adequadas ao momento junto à população, sem alarmismos.

No entanto, a pandemia acabou despertando o maior convívio e união familiar, o pensar no outro, a empatia, possibilidade de ajudar ao próximo, a solidariedade. As pessoas estão aprendendo a ser bons samaritanos.

Não vendam os meios de produção, não vendam suas empresas, as suas terras. […].

Quem indenizará por todo este incômodo gerado às pessoas no Brasil e no mundo todo? E os prejuízos em vidas e em economias nacionais?

Reflexão: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17).

Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.