Ruas, parques e praças dos bairros da Regional Matriz estão mais claros à noite. A Prefeitura de Curitiba está modernizando a iluminação pública, trocando luminárias antigas de vapor de sódio por tecnologia LED, mais econômica e eficiente.

Na Avenida Sete de Setembro, do Alto da XV até a Fonte de Jerusalém, no Seminário, foram instaladas 518 luminárias LED. Parte delas em novos postes galvanizados, no trecho da canaleta, com uma luminária direcionada à via dos carros e outra para a via dos ônibus expressos.

Outras 230 luminárias novas foram colocadas em postes de concreto para aproveitar a estrutura já existente ao longo da via. O trabalho da Sete de Setembro está sendo complementado na Avenida Presidente Affonso Camargo, no trecho entre a Rua Tibagi e o Viaduto do Capanema.

“O sistema LED é uma tecnologia de maior eficiência energética, mais sustentável e com uma ambientação melhor, que aumenta a sensação de segurança dos pedestres e ciclistas”, disse Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras.

Entre a Rua Ubaldino do Amaral até a Mariano Torres, nas proximidades do Mercado Municipal, foram instaladas estruturas em LED nos postes de concreto. “Neste caso não há troca dos postes, apenas a modernização da luminária”, disse Rodrigues.

No Passeio Público, com a revitalização do parque, está sendo implantada uma iluminação moderna e acolhedora. Cerca de 100 postes com luminária LED ficarão entre as pistas e os caminhos internos do Passeio Público. Os principais monumentos do parque, como o portal e o aquário, terão iluminação cênica.  

O Boque Portugal, entre o Bacacheri e o Jardim Social, recebeu 123 postes na pista de caminhada. O trabalho segue na ciclovia externa, que liga o bosque à Linha Verde, pela Rua Ozório Duque Estrada.  

Monumentos e fachadas históricas ganham destaque

A arquitetura neogótica da Catedral Basílica de Curitiba ganhou destaque com a nova iluminação cênica instalada pela Prefeitura. Foram instaladas nova entrada de energia, caixa de comandos e rede de cabeamento e feita a substituição de projetores de LED e também projetores de piso.

Outro ícone curitibano que está passando por uma grande reforma na iluminação cênica é a estufa do Jardim Botânico. Mais de 100 projetores de LED facilitam mudar a cor conforme o destaque necessário.

Locais onde serão feitas iluminação cênica

Praça e Casa do Expedicionário – Alto da XV
Belvedere e Ruínas de São Francisco – São Francisco
Memorial Árabe – Praça Gibran khalil – Centro
Memorial da Cidade – (Painel interno) – São Francisco