13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Ippuc cria portal de mapas interativos

O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) abriu para livre consulta um conjunto de mapas interativos com informações detalhadas sobre Curitiba.

As cartas digitalizadas estão acessíveis no portal do instituto www.ippuc.org.br, a partir da aba Informações/Mapas. Estão disponíveis o Mapa Cadastral de Curitiba, o de Marcos Geodésicos, Equipamentos Urbanos e de Acidentes de Trânsito.

Pelos mapas é possível fazer os variados tipos de consulta, desde a simples localização de um imóvel pelo endereço ou pela indicação fiscal do carnê do IPTU, até o mapeamento e a visualização de gráficos com estatísticas de acidentes fatais de trânsito por regionais.

Todo o trabalho foi desenvolvido pela equipe técnica de Geoprocessamento que integra a Supervisão de Informações do Ippuc. “Os mapas interativos, também chamados de webgeo ou geoportal são fruto do trabalho de uma equipe de dez pessoas. Com o portal, disponibilizamos à população, via internet, informações antes disponíveis apenas para uso interno pelos técnicos”, explica o coordenador de Pesquisas do Instituto, Oscar Schmeiske.

A equipe já estuda a compatibilização das informações para acesso por smartphones e aplicativos.

[themoneytizer id=”21651-2″]

As ferramentas disponíveis no Mapa Cadastral da Cidade também permitem aferir as medidas exatas das áreas pesquisadas, tanto lineares como angulares, com base em imagens captadas por aerofotogrametria, e incluir dados de vizinhança disponíveis de equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde ou até mesmo Unidades de Interesse de Preservação.

As informações que podem ser adicionadas e sobrepostas ao mapa da cidade fazem parte da base de dados do Ippuc formatadas a partir de pesquisas contratadas pelo instituto ou de bases compartilhadas.

“Os dados do mapa de acidentes de trânsito com vítimas fatais, por exemplo, são atualizados a partir de informações remetidas anualmente pela Secretaria de estado de Segurança Pública, Siate e Polícia Rodoviária Federal”, observa Schmeiske.

Com uma tabela de coordenadas, o usuário também pode acrescentar dados no mapa para uso próprio em sua estação de trabalho.

Segundo o coordenador de Pesquisas do Ippuc, os maiores usuários do portal de mapas interativos recém implantado são representantes do mercado imobiliário e estudantes das áreas de engenharia e arquitetura.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS