Frequentemente podemos encontrar disfunções na lateralidade dos joelhos, sendo uma delas os joelhos varos, que podem ter várias causas, associadas a problemas de crescimento ósseo, ou na sua calcificação, como é o caso do raquitismo, encurtamentos musculares, sequelas de fraturas ou outro tipo de lesão traumática.

No joelho varo há um arqueamento das pernas, portanto, um afastamento dos joelhos. Neste caso, o fémur está em abdução e a tíbia excessivamente rodada para fora.

A distribuição da carga sobre as estruturas do joelho será assimétrica. No caso do joelho varo, pode existir dor associada à hiperpressão sobre as estruturas do compartimento interno ou por estiramento do ligamento lateral externo.

Este tipo de deformidade, caso não seja devidamente tratada, pode favorecer o desenvolvimento precoce de algumas patologias, como artrose, osteoartrite fêmur-tibial, síndromes de dor patelo-femural, instabilidade desta mesma articulação e de todo o joelho de uma forma global.

Toda a alteração associada ao joelho varo, favorece a diminuição da eficácia do músculo quadríceps, levando a fadiga, diminuição da absorção de choques, aumento da carga assimétrica na articulação, e tudo isto será um ciclo que favorecerá ainda mais o aumento do varo.

O tratamento deve dar atenção aos sintomas associados à deformidade em varo dos joelhos, mas também, e principalmente, a correção das causas que podem estar inerentes, entre elas, os posicionamentos adotados nas atividades rotineiras.

A avaliação postural é fundamental neste caso, bem como, a palpação e os testes específicos para localizar os sintomas.

Quando encurtamentos musculares estão na origem de uma deformidade em varo dos joelhos, que é o mais comum, o tratamento mais indicado é a Reeducação Postural Global – R.P.G. Trata-se de uma abordagem que visa, além de aliviar sintomas, corrigir alterações posturais em relação aos joelhos e prevenir recidivas, pela correção que será mantida a longo prazo.

Além da intervenção da Reeducação Postural Global – R.P.G, caso seja pertinente para potenciar resultados, pode-se utilizar técnicas de Fisioterapia avançada.

Além do trabalho na clínica é necessário um aconselhamento para as atividades do dia a dia, para que assim se prolongue ao máximo a correção obtida com o tratamento.