A primeira edição dos Jogos da Diversidade de Curitiba reuniu mais de mil pessoas neste sábado (25/6) e domingo (26/6), no Centro Esportivo Dirceu Graeser da Praça Oswaldo Cruz, no Centro.
O evento integrou a programação do Mês da Diversidade, realizado pela Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual, responsável por promover políticas públicas para a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros).
Abertura
A cerimônia de abertura, no sábado, teve participação do Coral Gay de Curitiba. Em seguida, a festa contou com a presença da patinadora Maria Joaquina. Vice-campeã brasileira, a atleta trans foi barrada pela sua confederação na disputa do campeonato sul-americano.
Os pais da menina, um casal gay que adotou Maria Joaquina e mais dois irmãos, entraram na Justiça para garantir o direito de ela competir. O público ovacionou a apresentação da patinadora que com graça deslizou pelo ginásio e foi homenageada pelo evento.
Após a execução do hino nacional e juramento, foram abertos os jogos pelo assessor de Políticas da Diversidade Sexual, Allan Johan, idealizador do evento, e pelo superintendente da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak.
Handebol e futsal
No sábado, foram disputados os jogos de handebol (masculino e feminino) e futsal (masculino e feminino).
No handebol feminino, a equipe Donas da Bola foi campeã, seguida pela Queens SNZ. Já no masculino, o time Capivara venceu a equipe de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
No futsal feminino, o time Nikkei ganhou, seguido do Coletivo Cassia e das Capi Girls. No futsal masculino deu o time Taboa, em disputa que acabou por desistência do time Gralha Azul.
O bloco Saí do Armário e Me Dei Bem animou as premiações do futsal.
Voleibol
Já no domingo, dia do vôlei, três times disputaram o torneio misto. Venceu a equipe AACOS, composta por alunos de Comunicação e Design da UFPR. Em segundo ficou o time We Pray Love, formado por jovens de uma igreja.
O torneio masculino, com 11 equipes, foi de alto nível. O Conca, de Santa Catarina, levou o terceiro lugar, ao lado da equipe PDC, que joga na Rua da Cidadania do Carmo. Em segundo lugar ficou As Lendas e a grande vencedora do torneio foi a equipe Madames Satã.