17.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Jornal da Biblioteca Pública traz especial sobre literatura de fantasia

A edição 55 do Cândido, jornal mensal da Biblioteca Pública do Paraná, traz um especial sobre a literatura de fantasia, gênero com forte presença no mercado editorial de todo o mundo e que conquista cada vez mais leitores brasileiros.

O pesquisador Bruno Anselmi Matangrano assina um ensaio em que apresenta as origens e as vertentes dessa produção literária em nosso país. O autor e editor Thiago Tizzot escreve sobre o cenário atual da literatura de fantasia, que se transformou e cresceu no Brasil nos últimos 20 anos.

O especial ainda traz uma reportagem sobre como o mercado editorial brasileiro trabalha com a literatura de fantasia, incluindo o depoimento de Eduardo Spohr, autor de obras que, no total, já venderam 700 mil exemplares. Inéditos de Eric Novello e Enéias Tavares, dois dos principais nomes do gênero no Brasil, também compõem esse dossiê.

A 55ª edição do Cândido ainda traz outros conteúdos, entre eles uma HQ de André Dahmer, um conto de Otávio Duarte e uma matéria que resgata a trajetória do lendário cartunista Alceu Chichorro, um dos nomes mais importantes da imprensa paranaense.

A fotógrafa Vilma Slomp revela suas preferências literárias na seção “Perfil do Leitor”. E o também fotógrafo e artista visual Tom Lisboa publica um ensaio de seu “Projeto Cinematógrafo”, em que molduras coloridas foram penduradas em vários locais de Curitiba para que o espectador experimentasse uma sensação de “cinema ao vivo”.

A PUBLICAÇÃO – O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS