Jovens negros e negras que moram em Curitiba e região metropolitana terão uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. O Sesi, através Sistema Fiep, vai oferecer um programa de iniciação profissional para candidatos autodeclarados negros e negras com idade entre 15 e 21 anos.

O curso on-line gratuito de iniciação profissional para a indústria 4.0 está com inscrições abertas até sexta-feira (19/3). Esta é a última semana de inscrições.

A Prefeitura de Curitiba apoia a iniciativa com a Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial na divulgação das aulas e com a Fundação de Ação Social (FAS) no encaminhamento dos jovens para o curso.

As inscrições devem feitas em formulários on-line, disponibilizados neste endereço eletrônico, pelos jovens negros e negras que se encaixem no perfil das vagas. 

Os critérios para a inscrição são ter renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa; ensino médio (cursando ou completo); ter estudado (ou estar estudando) em escola pública ou ter sido bolsista integral de escola particular.

Os documentos necessários para inscrição são RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho, título de eleitor e o último boletim escolar do candidato. Para os menores de 18 anos são necessários também o RG e o CPF dos responsáveis. 

As aulas começam no dia 18 de maio e o curso é 100% on-line. O módulo tem 160 horas. Ao final do curso o Sesi encaminha os jovens negros e negras para processos seletivos de jovem aprendiz na indústria. 

Outras informações sobre o curso para Curitiba e região metropolitana podem ser obtidas pelo telefone (41) 98401-2221.

“Essa é uma boa oportunidade para os jovens negros e negras que vivem em Curitiba entrarem no mercado de trabalho. Agora, durante a pandemia, os cursos on-line são uma boa ferramenta para atualização profissional”, explicou a assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite.