19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Juros caem para 6,75% ao ano, menor taxa da história

Pela décima primeira vez seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom), formado pela diretoria do Banco Central, decidiu cortar os juros básicos da economia brasileira, a Selic, em decisão unânime. A taxa baixou de 7% para 6,75% ao ano e atingiu o menor patamar da história.

O que isso significa?

Usada como referência pelo sistema financeiro, uma taxa menor significa mais empregos, maior crescimento para o País e mais acesso ao crédito.

 

[ads1]

 

Como se chegou a uma taxa histórica?

Esse novo cenário, com juros mais baixos, só foi possível depois de medidas adotadas pelo Governo do Brasil que criaram condições para taxas menores. Teto dos gastos, ajuste fiscal e outras ações coordenadas contribuíram com o resultado e geraram mais confiança. Isso, aliado a uma inflação menor, deu espaço para que o Banco Central realizasse esses cortes.

E eu com isso?

Quando a Selic está muito alta, a tendência é que investidores apliquem seus recursos em empréstimos ao governo, já que os títulos públicos passam a ser mais atraentes. Se ocorre o inverso, os investimentos no setor produtivo ficam mais viáveis, o que contribui para o crescimento da economia.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS