Em novo espaço no Solar do Barão, o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba recebe na próxima quinta-feira (19), às 20h, a abertura da exposição Arquétipos, de Sonia Regina Lyra. A mostra tem curadoria do fotógrafo Alberto Melo Viana que, junto com Sonia, selecionou 20 imagens que representam mitos, contos, visões e sagas, tais como Lilith, Eros, Narciso e Psiquê; Pierrot e Colombina; Afrodite e Sucubo, entre outros. “Arquétipos” fica em cartaz até 17 de julho com visitação de terça a sexta-feira das 9h às 12h e 14h às 18h e sábados e domingos das 12h às 18h. A entrada é franca.

Com a nova proposta de ocupação do Solar do Barão, o Museu da Fotografia ganhou em áreas total e expositiva em relação ao seu antigo espaço no Solar da Baronesa. A área total do Museu que era de 353 metros quadrados passa a ter 611 metros quadrados e a área expositiva passa de 244 metros quadrados para 290 metros quadrados. Com expografia mais contemporânea e adequada às mostras fotográficas, as novas salas do Museu da Fotografia permitem o uso de imagens ampliadas, pintura de paredes e a utilização de novos suportes.

Segundo Hugo Moura Tavares, diretor de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba, com a transferência do Centro de Documentação do Museu da Gravura para o Museu da Gravura, o espaço expositivo do Museu da Fotografia chegará a 461 metros quadrados. “O reposicionamento do Museu da Fotografia facilita o acesso imediato do público, aproximando-o do fluxo de entrada do Solar”, lembra Tavares.

Sobre

O mundo dos arquétipos é a base de todo o trabalho de Sonia Regina Lyra como analista junguiana. Segundo a psicóloga, especialista em teoria da imagem fotográfica e semiótica eles não poderiam ficar de fora de seu trabalho como fotógrafa. “Comecei com o orixá Obaluaiê, que é a representação de um arquétipo da mitologia africana. Fiquei tão fascinada que em seguida, durante alguns meses, fotografei todos os Orixás, que culminou na minha primeira exposição”. Entusiasmada com os resultados, Sonia se aprimorou em iluminação e retratos para dar sequência ao seu trabalho com arquétipos.
Exposição “Arquétipos”, de Sonia Regina Lyra

Abertura: quinta-feira, 19 de maio

Horário: 20h

Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro

Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 9h às 12h e 14h às 18h e sábados e domingos das 12h às 18h.

Entrada  franca