16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Marechal Deodoro será a passarela do samba a partir deste sábado

Os desfiles das escolas de samba de Curitiba, no final de semana, na Marechal Deodoro, são o ponto alto da programação do Carnaval 2019. São cinco escolas do grupo especial e quatro do grupo de acesso, além dos blocos. Além disso, no final de semana também acontece a tradicional marcha Zombie Walk.

A festa começa no sábado (2/3), com o Baile Infantil na Marechal Deodoro, às 15h; a apresentação dos blocos Afoxé, Unidos de Judá e Rancho das Flores a partir das 18h; e o desfile das escolas do grupo especial, a partir das 20h20.

A programação continua no domingo (3/3) – primeiro com a marcha Zombie Walk, com concentração a partir das 12h, na Boca Maldita, e depois com o desfile de blocos carnavalescos e escolas de samba do grupo de acesso, a partir das 18h. 

Estrutura 

A estrutura para receber as festividades está sendo montada, o que requer o bloqueio parcial do trânsito na Rua Marechal Deodoro, durante esta semana. Serão instalados equipamentos de som e iluminação, e três arquibancadas com um total de 3 mil lugares. Uma delas é exclusiva para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, tendo espaço para cadeirantes.  

Serão instalados também 120 cabines de banheiros químicos, que estarão dispostas por todo o eixo de animação, entre as ruas Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano Peixoto. Três ambulâncias e uma tenda com ambulatório ficarão responsáveis pelos atendimentos de emergência.

Estarão a postos os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e uma equipe de segurança privada. Também estarão presentes fiscais do comércio ambulante e equipes da Fundação de Ação Social, Conselho Tutelar e Ministério Público para ações de proteção de crianças e adolescentes e conscientização contra exploração sexual e trabalho infantil.

Se programe para sambar em Curitiba

A festa na Marechal Deodoro, no sábado (2/3) de carnaval, começa com o Baile Infantil das 15h às 17h. O desfile tem início às 18h, com a entrada de três blocos.  Tradicionalmente, o Afoxé Aiyé Layó é o primeiro a desfilar, fazendo o ritual da “purificação” da passarela do samba.

Na sequência entra o bloco Unidos de Judá e o Rancho das Flores, formado por idosos atendidos pelos programas da Fundação de Ação Social. Este ano eles fazem uma homenagem em forma de marchinha à poetisa Helena Kolody.

A primeira escola do grupo especial, Enamorados do Samba, dá a largada às 20h20, seguida pela Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. O desfile neste dia está previsto para terminar à 1h45 da madrugada.

No domingo (3/3), mais blocos se apresentam a partir das 18h: Sambistas do Amanhã, Fogosa, Púrpura e Boêmios e Madames. A primeira escola do grupo de acesso é a Unidos de Pinhais, que entra na avenida do samba às 21h20. Depois vêm a Império Real de Colombo, Internautas e Embaixadores da Alegria.

As apresentações serão avaliadas por uma comissão de jurados. A apuração das notas e a proclamação da escola campeã de 2019 será na segunda-feira (4/3), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba.

Zumbis 

A tradicional marcha Zombie Walk acontece no domingo (3/3) de carnaval. A concentração será das 12h às 14h, na Boca Maldita. Depois, os zumbis seguem pela Rua das Flores, passam pelo Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques) e continuam até a Praça Santos Andrade, onde estará montado um palco com shows musicais.

Confira aqui a programação completa do carnaval: encurtador.com.br/fkKM8

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS