14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Mateus Leme e Nilo Peçanha passam a ter sentido único na terça-feira, dia 28

A Prefeitura de Curitiba implanta o binário entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha na próxima terça-feira (28/11). A partir das 9h, a Rua Nilo Peçanha passará a ter sentido único em direção ao Centro de Curitiba. Já a Rua Mateus Leme terá fluxo viário somente em direção aos bairros.

Esta é a primeira fase de implantação do projeto, que começa na Rua Treze de Maio, no Centro da cidade, e segue até a Evaldo Wendler, no bairro São Lourenço. Agentes de trânsito e guardas municipais estarão nos cruzamentos ao longo de toda a extensão do binário para fazer a orientação aos motoristas. Esse trabalho seguirá pelas primeiras semanas após o início da implantação do binário.

“A Prefeitura de Curitiba está atendendo a uma demanda antiga da população que mora na região. O binário Mateus-Nilo trará maior fluidez de veículos para as vias e uma solução para o tráfego inchado verificado há tempos na Mateus Leme”, argumenta a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

Diariamente, passam pelas duas ruas, nos dois sentidos, cerca de 35 mil veículos. Ao longo dos dez primeiros meses de gestão, ocorreram diversas reuniões com os principais geradores de emprego e economia da região para avaliação dos impactos de implantação do binário.

“Após análise dos pontos de gargalo da cidade, as equipes técnicas do Ippuc e da Superintendência de Trânsito de Curitiba têm certeza de que o binário é a melhor solução para proporcionar maior fluidez e segurança no trecho, tanto para veículos quanto para pedestres”, afirma Battistella.

A melhor organização do fluxo na região inclui o trânsito dos veículos oriundos da Região Metropolitana de Curitiba. “É uma solução urbana do prefeito dentro da proposta de integração com municípios da RMC, no caso: Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul”, explica a superintendente de Trânsito.

Período de adaptação

Nos próximos dias, faixas com informação sobre a mudança de sentido das ruas serão instaladas em mais de 30 pontos do entorno das vias e material informativo sobre as alterações nas linhas do transporte coletivo será entregue a moradores e trabalhadores da região. Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do binário, o telefone 156 está à disposição.

“É normal que haja um período de adaptação, até o motorista se acostumar com os novos caminhos, da mesma forma que ocorreu em períodos de outras mudanças importantes na cidade, como a implantação do Anel Viário, hoje totalmente integrado à vida dos curitibanos”, traça um paralelo a superintendente de Trânsito.

Ilhas para separação do fluxo de carros no centro das duas ruas ainda serão executadas. “Não era possível antecipar estas obras antes da inversão de sentido, para que não houvesse confusão de informação aos motoristas. Esse trabalho será feito pela Secretaria de Obras nos próximos dias. Enquanto isso, estes pontos terão sinalização provisória”, explica a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

Etapas do projeto

Antes da implantação da mudança de sentido das ruas, foi feito recape da Rua Mateus Leme, implantada nova sinalização horizontal (no chão), vertical (placas) e alterações nos semáforos.

A segunda fase do binário incluirá o trecho do Parque São Lourenço e está em estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em conjunto com Setran e Urbs. “A implantação está ocorrendo com recursos próprios e toda grande mudança de trânsito requer tempo para ser operacionalizada”, reforça Battistella.

Transporte coletivo

As 15 linhas de ônibus urbanos que circulam na região do novo binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha terão os itinerários alterados a partir de terça-feira (28/11). Para o atendimento integral dos passageiros do transporte público, as linhas no sentido bairro-Centro passarão em ruas transversais ao binário. Veja aqui as alterações nas linhas de ônibus

As linhas que atualmente trafegam pela Rua Nilo Peçanha terão alterações nos dois sentidos. As linhas que passam pela Mateus Leme terão mudanças apenas no sentido Centro-bairro. No sentido oposto, continuarão seguindo normalmente pela Mateus Leme. A linha Bom Retiro-PUC vai fazer o papel de circular na região. Nas duas ruas passam, ainda, oito linhas do transporte metropolitano.

Mudanças

Confira as ruas que terão algum tipo de mudança com a implantação do binário entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha:

1.     Rua Mateus Leme: entre Treze de Maio e Evaldo Wendler – passa a ter sentido único em direção ao bairro, com três faixas de circulação.

2.     Rua Coronel Agostinho Macedo/Euclides Bandeira: novo sentido da Prof. Benedito Nicolau dos Santos para a Mateus Leme (até agora, era no sentido oposto).

3.     Rua Evaldo Wendler: novo sentido da Mateus Leme para a Nilo Peçanha (antes, era sentido duplo)

4.     Travessa Pio XII: novo sentido da Nilo Peçanha para a Mateus Leme (antes era sentido duplo).

5.     Rua Nilo Peçanha/Trajano Reis: entre Evaldo Wendler e Inácio Lustosa – passa a operar apenas em direção ao Centro, com três faixas de circulação.

6.     Rua Albino Silva: retorno de mão dupla entre Carlos Pioli e Teffé (antes mão única).

7.     Rua Albino Silva: inversão de sentido entre Teffé e Paulo Graeser Sobrinho, sentido bairro (antes mão única – sentido Centro).

8.     Rua Hugo Simas: novo sentido da Teffé para a Albino Silva (antes era sentido duplo).

9.     Rua Des. Benvindo Valente: inversão de sentido entre Nilo Peçanha e Paulo Graeser Sobrinho, sentido bairro (antes mão única – sentido centro).

10.   Rua João Manoel: novo sentido da Quari para a Trajano Reis (antes era sentido duplo).

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS