16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Memorial de Curitiba recebe o 1º Dungeon Geek Tour Edition

O Memorial de Curitiba recebe, neste sábado (21/4), o 1º Dungeon Geek Tour Edition. Com a proposta de difundir o Role Playing Games (RPG) e a cultura Geek, o encontro acontece das 10h às 18h e tem classificação livre. A entrada é franca.

“O Dungeon Geek é um grande evento de jogos analógicos como RPG, jogos de tabuleiro e LARP (Live de RPG). Muito bacana para introduzir novas atividades abrindo os horizontes em relação a jogos além do ambiente digital”, afirmou Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca.

No evento, estarão à disposição do público os RPGs clássicos e sistemas novos, que serão utilizados para enriquecer o cenário. O Dungeon também contará com palestras, mesas redondas e uma feira apresentando jogos, literatura, filmes e várias ações específicas da Gibiteca.

Serão montadas mesas que devem unir mestres e jogadores, para que ocorram partidas com veteranos para ensinar o RPG a pessoas que sempre quiseram jogar, mas nunca tiveram a oportunidade de aprender. A organização do evento é da + Nerdz em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba.

Debate sobre a representação feminina

O evento vai dedicar um debate sobre a representação das mulheres nos jogos analógicos e digitais, onde permanecem na forma estereotipada. A proposta da mesa é discutir a construção desses estereótipos, seja na configuração das personagens ou nas relações com as jogadoras e pensar em caminhos para um mundo dos jogos mais inclusivo e menos machista.

“Partindo da experiência acadêmica e de vida de cinco mulheres, trataremos de representações estereotipadas, mas também de casos de realidades de jogos que retrataram mulheres com respeito à diversidade”, destacou Pacheco.

Participam da mesa: Ana Paula Medeiros Teixeira (Jogarta/ Mestra em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR); Julie Anne Maciel (Jogarta/ Historiadora pela PUCPR); Letícia Rodrigues (Doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR); Natali Furquim (Jogarta/ Mestranda em Design pela UFPR); Sabrina Palma (Jogarta/ Estudante de Administração pela Unisociesc).

Programação: 

11h – Palestra – Está fácil ser nerd com Carlyle Santin Sguassabia, falando um pouco sobre como é simples ser nerd hoje em dia

13h – Palestra – Escrevendo sobre zumbis com Gustavo Vazquez Ramos

14h – Oficina de desenho dos personagens do RPG. Esses personagens serão utilizados na confecção da planilha de RPG da Liga da Gibiteca, com Fúlvio Pacheco, coordenador do espaço com personagens de quadrinhos curitibanos

14h30 – RPG é coisa de família

15h – Campeonato de Mario Kart 64

15h – Oficina de pintura de miniaturas dos personagens da Liga da Gibiteca com personagens de quadrinhos curitibanos – com Fúlvio Pacheco, da Gibiteca

15h – Live Action Onshot Curitiba By Night

15h30 – Além do que podemos imaginar – Quer conhecer um pouco mais sobre o projeto NPCs, aproveite esse bate-papo no Dungeon Geek para tirar todas suas dúvidas

16h – Partida da Liga da Gibiteca com personagens de quadrinhos curitibanos (Utilizando cenários do DC/Marvel miniature games.

16h30 – Debate – Mulheres e Jogos por Melhores – Representações


Serviço- 1º Dungeon Geek Tour Edition em Curitiba

Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico
Data e horário: 21 de abril, das 10h às 18h
Entrada Franca

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS