23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Memorial dedicado ao transporte em Curitiba simula batida e capotamento

A capital paranaense inaugurou, nesta quinta-feira (6) no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o Memorial da Segurança no Transporte. É o único espaço dedicado ao tema na América Latina. A entrada é gratuita.
O memorial promove uma visão sobre segurança desde a pré-história até os dias atuais. O local foi projetado com o objetivo de promover a experimentação: para que visitante perceba a importância da segurança por meio de atividades lúdicas e interativas.
O roteiro conduz a uma viagem pela evolução da humanidade pelo ponto de vista da segurança.
Desde os primeiros instrumentos rudimentares da pré-história, criados por um instinto de sobrevivência como forma de proteção de perigos; passando pelo surgimento das cidades e do conceito de mobilidade urbana; até as avançadas tecnologias da sociedade atual, em plena era da internet.
O cinto de segurança de três pontas ganha lugar de destaque pela sua importância. Desde a a invenção, em 1959, ainda hoje é considerado por especialistas o instrumento que mais salva vida no trânsito todos os anos.
Uma mesa tátil também permite ao visitante sentir a diferença da aderência dos pneus dos veículos nos diferentes tipos de pavimento, como asfalto seco e molhado, terra, paralelepípedo e até na neve.

Simuladores
Os simuladores permitem aos visitantes uma experiência mais real, levando-os a perceber a importância de adotar um comportamento seguro de forma lúdica.

– Simulador de “crash test”: o visitante pode viver a experiência de passar por um “crash test”. No simulador, sente o impacto da batida e enxergar o acidente de forma virtual, como se estivesse dentro do laboratório de testes.
– Simulador de capotagem: a importância do cinto de segurança de três pontos pode ser testada em uma cabine que simula um capotamento.
– Simulador de impacto: uma balança calcula o peso que uma pessoa atinge em um acidente com velocidade de 40 km/h, 60km/h e 80km/h.

Serviço
– Abertura: 06 de outubro de 2016;
– Horário de funcionamento: de quarta a sábado das 9h às 17h;
– Entrada: gratuita;
– Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6.447 – Cidade Industrial – Curitiba PR;
– Visitas de Grupos: O Memorial da Segurança de Transporte é aberto a grupos de alunos de escolas públicas e particulares. As inscrições podem ser feitas pelo site do memorial.
A idade mínima para participar das atividades interativas é 9 anos, ou 1,20 m.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS