24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Ministério da Saúde disponibiliza curso sobre o vírus Zika

O Ministério da Saúde disponibilizou esta semana o curso “Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica” para capacitar profissionais de saúde sobre o vírus. As aulas abordam suspeita, notificação, investigação e diagnóstico do Zika.

Qualquer interessado pode ter acesso ao curso, porém ele é destinado principalmente para profissionais de saúde que trabalham diretamente com os pacientes. Nas primeiras 72 horas de inscrições foram feitas mais de 8 mil matrículas.

Com 45 horas-aula de duração, o curso tem um capítulo dedicado aos cuidados voltados às gestantes com infecção pelo vírus e aos recém-nascidos com microcefalia. Os protocolos adotados pelo Ministério da Saúde também serão temas ensinados.

As inscrições  devem ser feitas pelo site da UNA-SUS e seguem até o dia 15 de fevereiro de 2017. O material foi elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Mato Grosso do Sul), em parceria com as universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de Pernambuco (UFPE), a secretaria municipal de Saúde de Campo Grande e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Os módulos abordados são: aspectos epidemiológicos, promoção à saúde e prevenção de infecção por vírus Zika; quadro clínico e abordagem a pessoas infectadas com vírus Zika; os cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção por vírus Zika e do recém-nascido com microcefalia; e vigilância da infecção por vírus Zika e suas complicações. O treinamento trabalha com atividades interativas, casos clínicos, vídeos com especialistas e entrevistas.

A mesma plataforma também oferta outras quatro opções de capacitação voltadas para o combate ao Aedes aegypti, bem como para a atenção às doenças transmitidas pelo vetor, além do Zika, dengue e chikungunya.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS