19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Movimenta Curitiba celebra a inovação no mês de aniversário da cidade

O Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação de Curitiba, vai celebrar os 326 anos da capital com uma programação de eventos na área de inovação para empreendedores, pessoas em busca de novos desafios e toda a população. É o Movimenta Curitiba, que começa no dia 12 de março e segue até a primeira quinzena de abril.

“O aniversário da cidade será só no dia 29 de março, mas durante todo o mês serão realizadas ações do Vale do Pinhão para mostrar que o apoio ao empreendedorismo inovador é um compromisso da gestão e também de todos os integrantes do ecossistema, como universidades, startups, investidores, incubadoras, entidades de classe, empresas e terceiro setor”, destaca Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado ao município e responsável pela política de empreendedorismo e inovação da cidade.

A programação começa no dia 12 de março, com uma edição especial do Paiol Digital voltada ao empreendedorismo feminino. A empresária Clemilda Thomé, presidente do Conselho de Administração da DSS Holding e co-fundadora da Neodent, e a empreendedora Morgana Guzela, vendedora do prêmio Empreendedora Curitiba 2017, estão confirmadas como palestrantes no evento mensal no Teatro do Paiol.

No dia 14 de março, a Unibrasil lança o curso de pós-graduação em Ecossistema de Startup e Gestão de Negócios Inovadores. “Esta pós-graduação irá desenvolver competências para inovação e mindset empreendedor, tendo a oportunidade de vivenciar por meio de metodologias práticas, como transformar uma simples ideia em um negócio de inovação”, antecipa Alessandro Kinal, coordenador geral de Pós-Gradução da Unibrasil.

Empreendedores, artistas, ativistas e profissionais que ajudam a “destravar” Curitiba com movimentos inovadores e ousados serão premiados, no dia 16 de março, com o Destrava Awards. Promovida pela Aldeia Coworking, a premiação na Ópera de Arame tem voto popular e também de um time de jurados que escolhem os vencedores em categorias como Arte, Alô Mundo, Evento, Firma, Gastronomia, Girl Power, Oi, Sumido e Social. 

A Faculdade de Administração e Economia (FAE) promove, nos dias 19 e 20 de março, o Innovation Day, que irá estimular o diálogo sobre educação, inovação e futuro. 

Smart City

Nos dias 21 e 22 de março, os olhos do mundo se voltam para a capital, que sediará a segunda edição do Smart City Expo Curitiba. Maior evento de cidades inteligentes do mundo, o fórum internacional deverá receber cerca de seis mil visitantes e irá reunir especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.

No dia 27, o prefeito Rafael Greca inaugura o complexo cultural Cine Passeio, que receberá o segundo coworking público e gratuito do país. Localizado na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, o Worktiba Cine Passeio irá receber 30 startups, sendo que 40% das vagas são destinadas a projetos relacionados aos produtores culturais e economia criativa da cidade.

A programação do Movimenta Curitiba terá como ponto alto uma inédita Feira de Inovação, em pleno calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Promovido pela Agência Curitiba, de 28 a 30 de março, o evento terá como grande símbolo um gigantesco pinhão estilizado representando o Vale do Pinhão e irá reunir startup e empreendedores que vão expor para a população tecnologias e soluções inovadoras.

A programação do Movimenta Curitiba termina no dia 10 de abril com o WomenWill, do Google Business Group – Curitiba (GBG – Curitiba), evento gratuito voltado ao público feminino e que tem como objetivo criar oportunidades econômicas para promover o desenvolvimento e o sucesso das mulheres ao redor do mundo.


Programação especial do Vale do Pinhão no mês de aniversário de Curitiba

12/3 – Paiol Digital – Especial Empreendedorismo Feminino

14/3 – Lançamento do curso de pós-graduação em ecossistema de startups da Unibrasil

16/3 – Destrava Awards da Aldeia Coworking na Ópera de Arame

19 e 20/3 – Innovation Day da Faculdade de Administração e Economia (FAE)

21 e 22/3 – Smart City Expo Curitiba 2019, no Expo Curitiba

28 a 30/3 – Feira de Inovação na Rua XV de Novembro, no Centro

3/4 – Conquer Day, da Escola Conquer, na Ópera de Arame

10/4 – WomenWill do Google Business Group (GBG) – Capítulo Curitiba

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS