14.9 C
Curitiba
quinta-feira, 18 abril 2024

Museu Paranaense promove palestra sobre acervos arqueológicos

Nesta quinta-feira (10/11), às 14h, o Museu Paranaense promove a palestra “Inovações em estudos de acervos arqueológicos: a coleção San Ignacio Mini (1610-1631)”, com a pesquisadora Dra. Evelyn Roberta Nimmo. Para participar é necessário realizar inscrição no link goo.gl/22Me9f. Os participantes inscritos terão direito a um certificado. A entrada é gratuita.

A palestra fomenta a discussão sobre um acervo que teve origem em uma escavação arqueológica realizada em 1963 na missão jesuítica San Ignacio Mini. A coleção, sob guarda do Museu Paranaense, inclui materiais líticos e cerâmicos, além de documentos sobre a escavação e a análise de artefatos feitos pelo professor Oldemar Blasi, ex-diretor do museu.

O estudo da coleção traz a oportunidade de melhorar a compreensão atual sobre a vida cotidiana nas missões, aumentar a historiografia da disciplina no Sul do Brasil, trazer metodologias inovadoras que possam ser usadas na interpretação das sociedades no passado, na reconstrução dos processos de curadoria dos museus e na interpretação dessas coleções contemporâneas.

Sobre a palestrante
A Dra. Evelyn Roberta Nimmo é pesquisadora colaboradora do Museu Paranaense e pós-doutoranda do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Arqueologia Histórica e Pré-Histórica, incluindo escavações, análises cerâmicas e pesquisas documentais. Atua principalmente nos temas: arqueologia de gênero, etnicidade e identidade, colonização, história e arqueologia das instituições religiosas, antropologia ecológica e pesquisa participativa.

Serviço
Palestra “Inovações em estudos de acervos arqueológicos: a coleção San Ignacio Mini (1610-1631)” no Museu Paranaense
Data: 10 de novembro, às 14h
Local: Auditório Loureiro Fernandes – Museu Paranaense
Inscrições: goo.gl/22Me9f
Entrada Gratuita

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3304-3300
http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

Fonte: SEEC

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS