22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Museus do Estado estarão abertos durante o feriado de 12 de outubro

Os espaços expositivos do Governo do Estado abrem em horário especial no feriado da Padroeira do Brasil, dia 12 de outubro. Quem estiver em Curitiba poderá visitar os museus Oscar Niemeyer, de Arte Contemporânea do Paraná, Paranaense, Alfredo Andersen, do Expedicionário e o Museu da Imagem e do Som do Paraná, que ficarão abertos durante o feriado.

No Museu Oscar Niemeyer o público poderá conferir as exposições Histórias do Acervo MON, MAC-MON: um diálogo, Memória das ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba, Oscar Niemeyer: Vida e obra – uma trajetória em curvas, Obras sob Guarda do MON, Jefferson Cesar, um Dom Quixote na arte paranaense e Valdir Cruz – IMAGO – o olhar do sabiá. Esta última reúne três ensaios realizados no Paraná pelo fotógrafo Valdir Cruz. Catedral Basílica de Nossa Senhora dos Pinhais, O caminho das águas e Guarapuava, que formam um conjunto potente de imagens urbanas e rurais do Estado, registrado em formato analógico, com sofisticadas técnicas de impressão.

No Museu de Arte Contemporânea do Paraná está a exposição Gravuras – Poéticas e Técnicas diversas | Mostra do Acervo, que tem caráter didático sobre a técnica da gravura e o início da gravura de arte no Brasil e no Paraná. Obras de renomados artistas como Poty Lazzarotto, Darel Valença, Lívio Abramo, Orlando da Silva, Renina Katz podem ser conferidas. E também Daniel Duda | Vídeos e outros objetos digitais. A exposição tem o objetivo de mostrar os diálogos que existem entre o real e o artificial, a partir da construção de imagens que transitam entre o meio digital e a concretude física.

Quem for visitar o Museu Paranaense poderá conhecer um pouco da trajetória do museu desde a sua criação até os dias atuais na exposição O Museu da história do Paraná: os 140 anos do Museu Paranaense. Também será possível apreciar as mostras Vestígios: registros do andar e da memória da cidade e Voracidade/Sustento – Coletivo Kókir. Além das exposições permanentes Vistas do Brasil, Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu, Memorial à Indústria da Erva-Mate, Imagens de um Lar, Circuito da Ocupação do Território Paranaense, Indústrias Paranaenses, Escultura Arma em nó e Baixo relevo | O último túnel.

O Museu do Expedicionário apresenta a exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná o público terá contato com as reservas técnicas, áreas até então inacessíveis ao olhar do visitante, e poderá conferir exposição fotográfica de Guilherme Glück, que registrou a Lapa entre os anos 1920 e 1960. No primeiro andar, o visitante fará uma imersão no acervo tridimensional, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores. Além da exposição “De Perséfone à Catrina: a mulher e o seu Divino”, que retrata o papel da mulher na sociedade contemporânea.

Confira AQUI os horários de funcionamento de cada espaço

SERVIÇO

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som – Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3351-6688 Curitiba – PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

www.cultura.pr.gov.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS