19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Músicos da Colômbia fazem workshop gratuito e concerto

Da Colômbia para o palco da Capela Santa Maria, em Curitiba, a soprano Betty Garcés e o preparador vocal Alejandro Roca fazem workshop gratuito, voltado a cantores líricos, no dia 28 de agosto, das 16h às 18h. Para o dia 29, às 20h, está previsto um concerto com obras de diversos estilos e épocas.

As inscrições para o workshop estão abertas até 20 de agosto. Cantores líricos interessados em aprimorar a técnica vocal e interpretação de repertório podem optar por assistir como ouvinte ou ser aluno ativo. Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição para o seguinte e-mail: msquiba@fcc.curitiba.pr.gov.br.

O retorno para a participação como aluno ativo será até o dia 24 de agosto, os demais participantes poderão assistir ao workshop como ouvintes.

Cantora lírica

Nascida em Buenaventura, perto da costa do Pacífico da Colômbia, Betty Garcés Bedoya tem uma bela carreira internacional como cantora lírica. Desde então, participou de masterclasses com cantores reconhecidos, como Anja Harteros e Cheryl Studer, e atualmente continua a estudar em Nova York, sob a direção do professor, pianista e preparador vocal Gerald Martin Moore, reconhecido pelo trabalho com cantores como Renee Fleming, Joyce DiDonato e Sarah Connolly.

Este ano estreará como soprano no Requiem de Verdi com a Orquestra Filarmônica de Bogotá e no papel principal da Zarzuela Cecilia Valdés, no Teatro Colón de Bogotá, com a Orquestra Sinfónica da Colômbia. Seus próximos recitais acontecerão em Hannover, Santiago do Chile e Paris, e na sua próxima turnê internacional com o pianista colombiana Alejandro Roca, visitará Curitiba, Cingapura, Vietnã e Tóquio.

Prestígio internacional

Alejandro Roca nasceu na Colômbia e desenvolve uma carreira como um dos mais reconhecidos pianistas acompanhantes, preparador vocal e regente de ópera de sua geração na América do Sul.

Depois de receber o bacharelado em Piano no Conservatório Antônio Maria de Valência, mudou-se para Barcelona, onde estudou no Conservatório Liceu e se especializou em repertório vocal com professores como Dalton Baldwin e Angel Soler. Também possui mestrado em regência orquestral pela Universidade Nacional da Colômbia.

Com mais de dez anos de experiência em produções de ópera e zarzuela, seu repertório inclui mais de 40 óperas totalmente preparadas e colaborou com os maestros como Gustavo Dudamel, Rinaldo Alessandrini, Andres Orozco-Estrada, Hilary Griffiths, Patrick Fournillier, Rodolfo Fischer, Josep Caballé – Domenech entre muitos outros e com todos os importantes cantores de ópera colombianos como Martha Senn, Valeriano Lanchas, Juanita Lascarro e Betty Garces entre outros.

Atualmente é pianista e assistente de direção na Ópera da Colômbia, principal preparador vocal e diretor de workshop de ópera na Universidade Central, bem como pianista e assistente musical para as produções de ópera no Teatro Mayor Julio Mario Santodomingo e Teatro Colón em Bogotá.

 

Serviço: workshop com Betty Garcés e Alejandro Roca

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Inscrições até 20 de agosto pelo e-mail msquiba@fcc.curitiba.pr.gov.br

Informações no telefone (41) 3321-2848

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS