16.5 C
Curitiba
sexta-feira, 18 abril 2025

Notas da CMC: 12 temas que repercutiram em Curitiba neste 18 de março

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.

Convite para primeiro culto evangélico da CMC**

Meri Martins (Republicanos) participou do pequeno expediente da sessão plenária para relembrar e convidar todos os vereadores, servidores da Câmara de Curitiba e cidadãos a participarem do primeiro culto evangélico da Casa. A atividade será amanhã (19), às 8h, no auditório da CMC, localizado no anexo 2 da instituição (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto). “Fica aqui o convite a todos que quiserem participar, todos serão bem-vindos”, destacou a vereadora.

Vereador pergunta sobre casos de abuso sexual em UPA**

O vereador Bruno Secco (PMB) fez uso da tribuna para comentar sobre requerimento de sua iniciativa à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A proposição questiona as providências adotadas diante dos casos de abusos sexuais realizados por um técnico de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro CIC, denunciados em outubro de 2024, e se o Executivo tinha conhecimento que o servidor era portador do vírus HIV (043.00229.2025). O parlamentar comentou que o caso “deixou traumas na população que faz uso dessa UPA”.

>> Assista à integra dos debates no YouTube da CMC.

Obras do Inter 2 motivam novas proposições*

À Prefeitura de Curitiba, Laís Leão (PDT) realizou dois pedidos de informações relacionados às obras do Novo Inter 2. No primeiro, ela questiona sobre os custos, a estrutura e os responsáveis pelas campanhas de divulgação das consultas públicas relativas à Linha Direta do Inter 2 (062.00657.2025); já no segundo, ela requer informações sobre o acompanhamento e indicadores de qualidade pós-obra das obras do Novo Inter 2.Na justificativa, a parlamentar alega que “acompanhamentos e indicadores de qualidade pós-obras […] são essenciais para avaliar o impacto das melhorias e garantir que os objetivos do projeto foram alcançados” (062.00662.2025).

Campanhas de divulgação norteiam requerimentos*

A campanha de divulgação do Programa Fala Curitiba é tema de requerimento de autoria de Laís Leão (PDT) encaminhado à Prefeitura Municipal (062.00658.2025). A vereadora pergunta, por exemplo, qual é a secretaria municipal responsável pela campanha e o custo da ação nos anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Em outra proposição, Leão pede as mesmas informações sobre a campanha de divulgação do prêmio Smart City (062.00659.2025). 

Quadro de funcionários de UBS pauta requerimento*

Requerimento de Lórens Nogueira (PP) pede informações sobre o quadro de funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tapajós, no bairro Boqueirão. O vereador busca saber o número de servidores lotados no equipamento público e os respectivos cargos, bem como se a equipe atende à demanda da região (062.00647.2025).

Acolhimento institucional e Casa de Passagem Indígena*

Pedido de informações oficiais de Camilla Gonda (PSB) aborda o serviço de acolhimento institucional na cidade de Curitiba. A vereadora indaga, por exemplo, quantas vagas são destinadas às pessoas em situação de rua, se o número pode ser ampliado e se há um processo de acompanhamento, fiscalização ou melhoria dos espaços (062.00649.2025). Em outra proposição, ela faz questionamentos sobre a Casa de Passagem Indígena, como aos recursos destinados ao equipamento público, a alimentação distribuída aos usuários e quais etnias frequentam o local (062.00650.2025). Por fim, Gonda também requer informações sobre o planejamento de obras para mitigar alagamentos na trincheira do Barigui com o Sabará, localizada no bairro CIC (062.00648.2025). 

Abertura de rua e alinhamento predial são tema de solicitações*

Tiago Zeglin (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a abertura da rua Antônio Gabardo, no bairro Umbará. Ele justifica que o objetivo é informar os moradores da região sobre o andamento do projeto (062.00654.2025). Ele também realizou outro pedido de informações, relativo ao alinhamento predial e ao passeio da rua André Ferreira Barbosa, entre as ruas Francisco Raitani e Desembargador Ernâni Guaritá Cartaxo, no Capão Raso (062.00656.2025).

Atendimentos hospitalares realizados no Red Bull Showrun*

Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) questiona a Prefeitura sobre os atendimentos hospitalares realizados no último sábado (15), durante o evento do Red Bull Showrun. Ele pergunta quantas pessoas foram atendidas, por quais motivos e se houve cidadãos hospitalizados. A justificativa para a solicitação, cita o requerimento, é “assegurar que os atos administrativos sejam realizados de maneira transparente e responsável” (062.00655.2025).

Questionada a reativação da linha de ônibus Inter-Hospitais*

Nori Seto (PP) quer saber se a Prefeitura de Curitiba pretende reativar a linha de ônibus Inter-Hospitais. O pedido de informações indaga o porquê da desativação da linha, que tinha “forte apelo social e era muito utilizada pela população curitibana mais vulnerável, que precisava acessar os serviços hospitalares e laboratoriais de Curitiba’. Ele ainda pontua se há alguma outra linha de ônibus que exerça o mesmo papel (062.00661.2025).

Obras em ruas de Curitiba norteiam pedidos de informações*

João Bettega (União) realizou três pedidos de informações oficiais de sobre obras da cidade de Curitiba, levantando questões como o custo e o motivo de cada uma. O primeiro aborda as obras na rua Camões, no bairro Alto da XV (062.00651.2025); o segundo, as obras na rua Reinaldino Schaeffenberg de Quadros, no bairro Alto da XV (062.00652.2025); o terceiro, as obras na Via Vêneto, em Santa Felicidade (062.00653.2025). Bettega também solicita ao Executivo informações complementares sobre espetáculo Bienal Internacional do Cabaré e, em requerimento a outros órgãos, externos à administração municipal, sobre o atendimento no Hospital de Clínicas (respectivamente, 062.00653.2025074.00017.2025).

Falecimento de servidor aposentado é lamentando em plenário

Sidnei Toaldo (PRD) o falecimento, nesta segunda-feira (17), do servidor aposentado, Teodolino Gomes Machado. Conhecido como Teo, ele era servidor da Diretoria de Cerimonial da Câmara de Curitiba. O sepultamento foi realizado na tarde desta terça (18), no Cemitério Vertical. O nome da mãe da redatora Patricia de Andrade, Mercia Noely de Andrade, falecida no último domingo (16), também foi incluído no minuto de silêncio respeitado no fim da sessão plenária.

Registros de plenário: visitas à sessão e evento da UFPR

Carlise  Kwiatkowski (PL) recepcionou em plenário os vereadores Sargento Almeida (PL), da cidade de Pinhais, e de Realeza, e de Bento Emiliano (PL), de Realeza. O grupo também era formado pelo ex-vereador Jean Emiliano (PL), de Francisco Beltrão, outro município paranaense. Eder Borges (PL) registrou a realização do evento “Sem anistia: juventude antifascista na luta contra a extrema-direita!”, nesta quarta-feira (19), às 19h, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do qual a Professora Angela (PSOL) será uma das palestrantes. 

Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato

Pedido de informações sobre caso de abuso sexual na UPA CIC**
O vereador Bruno Secco (PMB) fez uso da tribuna para comentar sobre o pedido de informações à Prefeitura de Curitiba sobre os casos de abusos sexuais realizados por um técnico de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro CIC, em outubro de 2024 (043.00229.2025). O parlamentar comentou que o caso “deixou traumas na população que faz uso dessa UPA”, salientando a importância do pedido de informações ao Executivo para trazer respostas aos cidadãos de Curitiba. As perguntas que norteiam o requerimento estão relacionadas ao estado de saúde atual das vítimas, as providências que a prefeitura tomou após o caso e se existem medidas preventivas e educativas com as equipes que trabalham nas UPAs para evitar outros problemas futuramente.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 129 | MARÇO/2025

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS