16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Notas de piano mudam o ritmo de quem passa pela Rua da Cidadania

Um piano Fritz Dobbert, marca clássica no mundo musical, está à disposição da população no centro da Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa. Até o dia 30 de maio, quem passar pelo local e souber tocar pode utilizar o instrumento, cujos similares em outras épocas deram vazão a composições históricas de nomes como Mozart e Beethoven.

A iniciativa faz parte das comemorações de 21 anos da Rua da Cidadania Matriz, que serão completados no dia 15 de maio.

Desde segunda-feira (7/5), o piano mudou os ares e levou alegria para a rotina tanto dos músicos, que chegam a formar fila, quanto para comerciantes e espectadores, relata Juba Machado, coordenador de eventos da regional e responsável pela ação.

O instrumento está disponível de segunda à sábado, das 8 às 18 horas – o local fecha aos domingos e feriados. Machado faz os agendamentos para facilitar a distribuição do uso, principalmente nos períodos mais movimentados, geralmente das 10h às 13h. Mas quem chegar pode tocar sem burocracias.

“O objetivo é divulgar a arte do piano e levar música para o público de forma gratuita”, diz Juba.

O piano foi cedido especialmente para esta iniciativa. Diariamente, o afinador Fernando Natal ajusta o instrumento, um quarto de cauda, que ao longo do dia perde a afinação pelo uso.

Importância
O comerciante Orlando Souza, de 70 anos, aproveitou sua passagem pela Rua nesta terça-feira (8/5) para tocar um pouco. Para ele, que aprendeu piano quando criança, a iniciativa é importante não só para os pianistas. “A música faz a pessoa que passa por aqui relaxar um pouco”, disse. “O povo precisa de alento, esperança e paz. O mundo está muito agressivo.”

Souza ainda afirma que a oportunidade é boa para não perder a prática. “Tocar piano é como andar de bicicleta: se a gente fica muito tempo parado, começa a enferrujar”.

“Estou aqui para tranquilizar a cabeça”, disse o pintor e decorador Djalma Taverny, de 49 anos, um dos muitos que deram um tempo na rotina corrida para ver as apresentações. Ele ficou cerca de meia hora mais do que o previsto. “Tira o peso da cabeça e deixa tudo mais leve. Fiquei mais alegre”, afirmou.

A programação feita pela Administração Regional para o dia 15 de maio conta, entre outras atividades, com apresentações de pianistas profissionais, mostra de trabalhos da rede municipal de ensino, contação de histórias e um ato cívico.

Serviço
O agendamento para o piano segue até dia 30 e pode ser feito pelo telefone: (41) 3313-5797 ou jubamachado@sgm.curitiba.pr.gov.br

 


Confira a programação completa:

 

7 a 30 de maio

“Um piano a sua disposição”: concerto popular


4 a 18 de maio

Mostra permanente de trabalhos da rede municipal de ensino – Regional Matriz


15 de maio

9h – Momento Cívico: hasteamento dos pavilhões com presença da Banda da Polícia Militar, rede municipal de ensino e programa idosos da Fundação de Ação Social

9h30 – Intergerações na Matriz: Aula de Tai Chi Chuan (Cras / NRE)

10h – Contação de histórias com Carlos Daitschman e Geny Castilho (Fundação Cultural de Curitiba)

10h30 – Apresentação do Coral / Cati (Fundação de Ação Social)

Abertura da feira de Educação, entretenimento e serviços com participação de: Núcleo de Saúde Matriz (Saúde Bucal); Centro de Orientação e Aconselhamento (DST / AIDS); Aplicativo Saúde; Coordenação da Política da Mulher (ônibus Lilás); Comunidade Escola; Brinquedos Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

12h – Mostra de Talentos ao Piano: pianistas Jessé Dinon Siqueira Monteiro (Prof. Projeto Nosso Canto) e Cristopher Ancoski (Prof. Técnica vocal).

14h – 15h – Oficina de agricultura familiar: Programa Família Paranaense

Cine Teatro de Bolso

Apresentação prática de conjunto de samba do Conservatório de MPB, sob orientação dos professores Luiz Rolim e Gustavo Moro.

15h – Apresentação Jardins de Mel para as escolas municipais da Matriz

15h – Cerimônia de Comemoração; com participação da banda Lyra Curitibana e entrega da medalha “Pérola da Matriz”.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS