Segundo o Aurélio (2009), vírus é um “Diminuto agente infeccioso que não tem capacidade metabólica autônoma e apenas se reproduz no interior de células vivas.”
Já vaidade é qualidade do que é vão, ilusório, instável ou pouco duradouro; desejo imoderado de atrair admiração ou homenagens; vanglória; presunção.
Neste sentido, as instituições devem resolver seus conflitos internos e as autoridades tomarem mais cuidado com atitudes intempestivas. Sem hipocrisia, a vaidade da extrema imprensa tupiniquim tem destruído reputações.
O vaidoso pode ser visto como um traidor. “A verdade é que o traidor se apega muito mais as suas vaidades do que o ato de trair, quando ela é maior que o amor pelo outro, uma punhalada será dada.” (Gemária Sampaio).
O salmista Davi, Homem Segundo o Coração de Deus, também declarou: “Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo o homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade” (Salmo 39:5).
Em 25 de dezembro de 2015, eu e outros recipiendários tivemos a honra de sermos contemplados, na mesma ocasião que o então juiz Sergio Moro, com a Ordem do Mérito Cívico, no 20° Batalhão de Infantaria Blindada (20º BIB), em Curitiba, concedida pela Liga da Defesa Nacional (LDN). As indicações foram do Escritório Regional do Paraná, então sob a presidência do Ten-Cel R1 José Evane Dutra.
A LDN-PR, atualmente presidida pelo Dr Allan Kardec Carvalho Rodrigues, tem como secretário o empresário Gervásio Tao. Iwamoto, sendo Presidente de Honra o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior.
Dia 11 de março do corrente ano ocorreu um evento no CINDACTA II, agraciando com a Medalha Pró-Pátria, concedida pela LDN às seguintes autoridades: Coronel Washington Alves da Rosa, presidente da AVM, o presidente da LDN Paraná, Allan Kardec Carvalho Rodrigues; o diretor Grupo VEPER, Joni Amorim; o presidente do IHGPR; desembargador Paulo Roberto Hapner; e o presidente do CISIE, Francisco Ribeiro.
O evento contou com uma palestra sobre o tema “Valorizar o Civismo e o Patriotismo é Legal”, ministrada pelo presidente da LDN-Caxias do Sul, Marcos Antônio Tronca.
Louvável a ação do patriota Joel lobo, da esposa Srª Dione e do Lions na fabricação e distribuição de máscaras de proteção para o pessoal de saúde, ajudando no combate à Covid-19.
Se o Brasil pretende ser uma nação de destaque no Séc. XXI, todos os atores – povo, mídia, três poderes e sociedade organizada – deverão parar de bizantinismos e pautar as suas ações nos legítimos anseios e aspirações nacionais.
Para o bem de todos e felicidade geral da nação, sugiro o direcionamento dos esforços para a valorização do civismo e do patriotismo capazes de curar do vírus da vaidade.
Reflita: “Nenhum de nós é tão importante quanto todos nós juntos!” (Ray Kroc).