Alinhada à Visão, Missão e Valores do DECEA, a missão institucional do CINDACTA II é garantir a vigilância e o controle da circulação aérea geral, bem como conduzir as aeronaves que têm por missão manter a integridade e a soberania do espaço aéreo brasileiro, na área de sua responsabilidade.

Para o suporte às suas operações, o Centro é apoiado por 15 (quinze) Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), nos quais estão estrategicamente instalados os radares, as estações de telecomunicações e os equipamentos de auxílio à navegação.

Diuturnamente, na sede, em Curitiba, e nos Destacamentos, quase 3000 militares e civis colaboram para a segurança do controle de tráfego aéreo e para o crescimento do país.

Atualmente, comandado pelo Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachio, o CINDACTA II é responsável pelo controle do tráfego aéreo de uma região com intensas movimentações aéreas, representando mais de 30% do movimento aéreo nacional. Para realizar a sua missão com propriedade, investe continuamente na atualização de seus sistemas operacionais, na qualidade e excelência de seus recursos tecnológicos e na qualificação de seus recursos humanos.

O Centro presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

(Baseado em http://www2.fab.mil.br/cindacta2/index.php/historico).

O CINDACTA II tem como área de atuação os estados do RS, PR, SC, MS, RJ e partes de SP, MG e ES.

Antes de abrigar o CINDACTA II o Aeroporto do Bacacheri serviu de base aérea após a Revolução de 1932 permanecendo ali um Destacamento de Aviação que foi comandado, a partir de 28 de dezembro de 1932 pelo 1º Tenente José Candido da Silva Muricy Filho.

Por Decreto de 27 de julho de 1933 foi nomeado o primeiro comandante do 5° Regimento de Aviação, o Major Samuel Ribeiro Gomes Pereira. E em setembro do mesmo ano, atendendo a necessidade de organização imediata, foi-lhe dado, pelo Aviso n° 583, o RJ como sede provisória. Vinte dias depois a sua sede foi mudada para o Campo de Bacacheri; ficando extinto o Destacamento de Aviação de Curitiba. (Baseado em Wikipédia).

Caso haja interesse o leitor poderá levantar respostas para questões como: Vantagem de Curitiba abrigar um Grande Comando de Aeronáutica; Existência de programas que beneficiam a comunidade local, seu público-alvo e periodicidade; Existência ou não de algum registro ou registros de OVNIS em Curitiba e região, outras. Para saber mais, consulte os sites www.fab.mil.br e www.cindacta2.aer.mil.br, www2.fab.mil.br

Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.