O empreendedorismo é capaz de transformar desafios em oportunidades. Para o empreendedor onde tem desafios existem oportunidades a serem aproveitadas. Empreendedorismo é transformar ideias em negócios.

“Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.” (SEBRAE)

Para muitos, os desafios são óbices para o desempenho das atividades. Para o empreendedor desafiar é preciso…

O empreendedor deve se preparar continuamente, fazendo cursos, se aperfeiçoando e se atualizando na sua área de atuação. Deve ser capaz de construir resultados, fazer a diferença.

Diante da pandemia, diante da necessidade de se prevenir da doença e evitar aglomerações, milhões de pessoas perderam emprego, tanto formais quanto informais, outras se adaptaram…

O empreendedor procura o caminho mais curto, mas deve ser seguro, pois depende muito dos resultados. Procura os melhores fornecedores, otimização dos prazos de entrega dos produtos ou serviços, além de aproveitar para personalizá-los.

O sistema S está disponível para aperfeiçoar as pessoas e as médias e pequenas empresas, além do MEI (Microempreendedor Individual), ministrando cursos, dando assistência técnica, ensinando as melhores práticas de cada setor.

 “Abaixo, algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores:

  • Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio.
  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.
  • Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem-sucedido.
  • Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos…” (Disponível em: https://blog.sebrae-sc.com.br/o-que-e-empreendedorismo/).

“O que fecha empresas e causam demissões são decisões políticas.” (Coppolla). Gestores, optando pelo lockdown irracional, sem comprovação científica, adotaram medidas autoritárias, enlouquecidas e insanas, praticamente inviabilizaram os empreendedores, que estão se posicionando contra “O fique em casa é o maior crime da história.” (Fiuza).

Se o país deseja progredir neste momento-chave de retomada econômica, precisa incentivar o empreendedorismo imediatamente, mesmo sem vacina. O Brasil não pode mais esperar.

Reflexão: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. (Albert Einstein).

Isaac Carreiro Filho (em memória)
Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.