Batalha dos Guararapes

O Exército Brasileiro surgiu historicamente nas Batalhas de Guararapes, com o concurso de representantes de três raças: negro, índio e branco, para expulsar os holandeses do Brasil. O atual comandante do Exército, General de Exército EDSON LEAL PUJOL.

O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril, também Dia do Índio, em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu no dia 19 de abril de 1648, em Pernambuco.

A estatura político-estratégica do Brasil implica a existência de Forças Armadas com verdadeiro potencial de dissuasão. Isso impõe a preparação constante de um poder militar respeitável, capaz de atender às hipóteses de emprego existentes. Assim, o Exército Brasileiro faz-se presente em todos os quadrantes do território nacional, dos pampas gaúchos até à imensidão da Amazônia. Essa presença decorre de sua missão constitucional de defender a Pátria e de, quando convocado, manter a lei e a ordem, bem como de cooperar com a manutenção da paz em diversos países do mundo. Além disso, participa de ações que cooperam com o desenvolvimento nacional e com a defesa civil, sempre solidário aos anseios e às necessidades dos brasileiros. O Exército Brasileiro é uma instituição profundamente compromissada com o nosso país. A sociedade conta com o seu braço Forte para defender nossas riquezas e nossa soberania; e com a sua Mão Amiga para enfrentar novos desafios e vencer obstáculos na construção de um Brasil mais desenvolvido” (Extraído do folder Exército Brasileiro, do Centro de Comunicação Social do Exército).

A missão constitucional do Exército Brasileiro (EB) é: Assegurar a defesa da Pátria; Garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem; Participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País; e Como ação subsidiária, participar do desenvolvimento nacional e da defesa civil, na forma da lei.  O Exército de Caxias sempre procurou a valorização profissional.

O Comando Militar do Sul (PR, SC, RS) atualmente é comandado pelo General de Exército GERALDO ANTONIO MIOTTO, a 5ª Divisão de Exército (PR, SC) é comandada pelo General de Divisão TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA e o comandante da 5ª Região Militar pelo General de Brigada ALÉSSIO OLIVEIRA DA SILVA.   

Isaac Carreiro Filho
Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR, colunista e palestrante.