Batalha dos Guararapes

O Exército Brasileiro surgiu historicamente nas Batalhas de Guararapes, com o concurso de representantes de três raças: negro, índio e branco, para expulsar os holandeses do Brasil. O atual comandante do Exército, General de Exército EDSON LEAL PUJOL.

O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril, também Dia do Índio, em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu no dia 19 de abril de 1648, em Pernambuco.

A estatura político-estratégica do Brasil implica a existência de Forças Armadas com verdadeiro potencial de dissuasão. Isso impõe a preparação constante de um poder militar respeitável, capaz de atender às hipóteses de emprego existentes. Assim, o Exército Brasileiro faz-se presente em todos os quadrantes do território nacional, dos pampas gaúchos até à imensidão da Amazônia. Essa presença decorre de sua missão constitucional de defender a Pátria e de, quando convocado, manter a lei e a ordem, bem como de cooperar com a manutenção da paz em diversos países do mundo. Além disso, participa de ações que cooperam com o desenvolvimento nacional e com a defesa civil, sempre solidário aos anseios e às necessidades dos brasileiros. O Exército Brasileiro é uma instituição profundamente compromissada com o nosso país. A sociedade conta com o seu braço Forte para defender nossas riquezas e nossa soberania; e com a sua Mão Amiga para enfrentar novos desafios e vencer obstáculos na construção de um Brasil mais desenvolvido” (Extraído do folder Exército Brasileiro, do Centro de Comunicação Social do Exército).

A missão constitucional do Exército Brasileiro (EB) é: Assegurar a defesa da Pátria; Garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem; Participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País; e Como ação subsidiária, participar do desenvolvimento nacional e da defesa civil, na forma da lei.  O Exército de Caxias sempre procurou a valorização profissional.

O Comando Militar do Sul (PR, SC, RS) atualmente é comandado pelo General de Exército GERALDO ANTONIO MIOTTO, a 5ª Divisão de Exército (PR, SC) é comandada pelo General de Divisão TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA e o comandante da 5ª Região Militar pelo General de Brigada ALÉSSIO OLIVEIRA DA SILVA.   

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, professor particular, orientador de trabalhos científicos, colunista e palestrante.