O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tendo como missão desenvolver, operar e utilizar sistemas espaciais para o avanço da ciência, da tecnologia e das aplicações nas áreas do espaço exterior e ambiente terrestre.

O INPE realiza, desde 1961, atividades de pesquisa e desenvolvimento na área espacial, com estudos que vão desde o desflorestamento das matas brasileiras, que é uma questão apolítica, até as origens do Universo.

O INPE também é um importante vetor governamental de política industrial, atuando desde a pesquisa básica e aplicada até o desenvolvimento de produtos e serviços que impactam a sociedade brasileira.” (Fonte: folder institucional).

Suas áreas de atuação são: Ciências espaciais e Atmosféricas (www.cea.inpe.br); Engenharia Espacial (www.ete.inpe.br); Observação da Terra (www.obt.inpe.br); Previsão de Tempo e Clima (www.cptec.inpe.br); Ciência do Sistema terrestre (www.ccst.inpe.br); Infraestruturas do Programa Espacial (www.lit.inpe.br); Centro de rastreio e Controle de Satélites (www.inpe.br/crc); Laboratórios Associados (www.las.inpe.br/-cte/).

Os produtos e serviços fornecidos pelo INPE são inovadores e singulares em benefício da sociedade brasileira. O INPE proporciona um grande leque de produtos e serviços, tais como: Previsão do Tempo (www.cptec.inpe.br); Satélites e Programa (www.cbers.inpe.br); SCD (sinda.crn2.inpe.br); Amazônia, Missões Científicas e monitoramento da Amazônia (www.inpe.com.br/Amazônia); Mata Atlântica em parceria com o SOS Mata Atlântica (www.inpe.com.br/MataAtlantica); Queimadas (www.inpe.br/queimadas); Raios (www.inpe.br/elat); Atlas do Nordeste (www.nctn.crn2.inpe.br); Mudanças Climáticas (redeclima.ccst.inpe.br fapesclima.ccst.inpe.br); Clima Espacial (www.inpe.br/climaespacial); Astronomia (www.cea.inpe.brwww.das.inpe.br/miniobservatorio); Antártica – apoio a projetos do PROANTAR – programa Antártico Brasileiro (www.inpe.br/crs/pan); Geoinformática (www.dpi.inpe.br); Ensino e Documentação (www.inpe.br/pos_graduacao); Biblioteca Digital (www.inpe.br/biblioteca); Cartilhas Didáticas (www.inpe.br/ensino_documentacao/difsao_conhecimento/cartilhas_didaticas.php); Visitas (www.inpe.br/comunicacao_comunidade/visitas).

O campo Científico-Tecnológico do Poder Nacional agrega valor aos nossos produtos e serviços. O que não se deve admitir são pessoas mal intencionadas que tenham o objetivo de denegrir a imagem do país no exterior, com ataques e sabotagem, por meio de dados distorcidos, contra a economia nacional, pois há uma guerra econômica em jogo entre os países, podendo enfraquecer a soberania nacional.

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular-Água Verde, membro do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, patriota da Liga da Defesa Nacional-Paraná, professor, colunista e palestrante.