O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tendo como missão desenvolver, operar e utilizar sistemas espaciais para o avanço da ciência, da tecnologia e das aplicações nas áreas do espaço exterior e ambiente terrestre.

O INPE realiza, desde 1961, atividades de pesquisa e desenvolvimento na área espacial, com estudos que vão desde o desflorestamento das matas brasileiras, que é uma questão apolítica, até as origens do Universo.

O INPE também é um importante vetor governamental de política industrial, atuando desde a pesquisa básica e aplicada até o desenvolvimento de produtos e serviços que impactam a sociedade brasileira.” (Fonte: folder institucional).

Suas áreas de atuação são: Ciências espaciais e Atmosféricas (www.cea.inpe.br); Engenharia Espacial (www.ete.inpe.br); Observação da Terra (www.obt.inpe.br); Previsão de Tempo e Clima (www.cptec.inpe.br); Ciência do Sistema terrestre (www.ccst.inpe.br); Infraestruturas do Programa Espacial (www.lit.inpe.br); Centro de rastreio e Controle de Satélites (www.inpe.br/crc); Laboratórios Associados (www.las.inpe.br/-cte/).

Os produtos e serviços fornecidos pelo INPE são inovadores e singulares em benefício da sociedade brasileira. O INPE proporciona um grande leque de produtos e serviços, tais como: Previsão do Tempo (www.cptec.inpe.br); Satélites e Programa (www.cbers.inpe.br); SCD (sinda.crn2.inpe.br); Amazônia, Missões Científicas e monitoramento da Amazônia (www.inpe.com.br/Amazônia); Mata Atlântica em parceria com o SOS Mata Atlântica (www.inpe.com.br/MataAtlantica); Queimadas (www.inpe.br/queimadas); Raios (www.inpe.br/elat); Atlas do Nordeste (www.nctn.crn2.inpe.br); Mudanças Climáticas (redeclima.ccst.inpe.br fapesclima.ccst.inpe.br); Clima Espacial (www.inpe.br/climaespacial); Astronomia (www.cea.inpe.brwww.das.inpe.br/miniobservatorio); Antártica – apoio a projetos do PROANTAR – programa Antártico Brasileiro (www.inpe.br/crs/pan); Geoinformática (www.dpi.inpe.br); Ensino e Documentação (www.inpe.br/pos_graduacao); Biblioteca Digital (www.inpe.br/biblioteca); Cartilhas Didáticas (www.inpe.br/ensino_documentacao/difsao_conhecimento/cartilhas_didaticas.php); Visitas (www.inpe.br/comunicacao_comunidade/visitas).

O campo Científico-Tecnológico do Poder Nacional agrega valor aos nossos produtos e serviços. O que não se deve admitir são pessoas mal intencionadas que tenham o objetivo de denegrir a imagem do país no exterior, com ataques e sabotagem, por meio de dados distorcidos, contra a economia nacional, pois há uma guerra econômica em jogo entre os países, podendo enfraquecer a soberania nacional.

Isaac Carreiro Filho
Tenente-Coronel Reformado do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, professor particular, orientador de trabalhos científicos, colunista e palestrante.