16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Ônibus terá faixa exclusiva na Rua Conselheiro Laurindo

A quarta faixa exclusiva do transporte coletivo, agora na Rua Conselheiro Laurindo, entrará em funcionamento no próximo dia 31 de março. Com quase dois quilômetros de extensão, no trecho entre a Rua Chile e a Travessa Itararé, no Terminal Guadalupe, a nova faixa vai beneficiar diretamente 50 mil passageiros de 15 linhas de ônibus de Curitiba.

A sinalização viária no trecho, o que inclui a pintura da faixa exclusiva, já está sendo feita pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), responsável pela implantação do projeto. Inicialmente, os agentes de trânsito vão atuar na orientação aos motoristas, iniciando a fiscalização apenas a partir do dia 14 de abril.

O projeto – elaborado pela Assessoria Técnica da Urbs – prevê uma redução média de 30% no tempo de viagem no trecho. Com a faixa da Conselheiro Laurindo, passa de 157 para 207 mil o número de usuários beneficiados. Com as 15 linhas de ônibus urbano que passam pela Conselheiro Laurindo, chega a 61 o número total de linhas beneficiados.

Funcionamento

A nova faixa exclusiva para os ônibus do transporte coletivo terá 1.900 metros e ficará na direita da via, no trecho entre a Rua Chile e a Avenida Sete de Setembro. Ela será retomada, na faixa da esquerda, a partir da Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé.

Em função do grande número de veículos, incluindo ônibus, que fazem conversões neste trecho, a faixa exclusiva será interrompida na quadra entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava.

A faixa exclusiva da Conselheiro Laurindo está no trajeto de linhas como o Ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho; Aeroporto e Boqueirão/Centro Cívico.

Ao longo do percurso, como já acontece nas demais faixas exclusivas, haverá acessos aos motoristas de carros particulares que fazem conversões à direita. Entre as ruas que fazem cruzamento com a Conselheiro Laurindo, neste trecho, estão a Baltazar Carrasco dos Reis, Brasílio Itiberê, Getúlio Vargas, Silva Jardim e Nilo Cairo.

Com a nova faixa, os ônibus de Curitiba já contam com quase seis quilômetros de vias exclusivas, sem contar os 91 quilômetros das canaletas do sistema Expresso. São 2,5 quilômetros na Avenida XV de Novembro e cerca de 1,5 quilômetro na Marechal Deodoro e Desermbargador Westphalen.

Confira as linhas de ônibus que serão beneficiadas na faixa exclusiva da Conselheiro Laurindo:

Convencionais: Santa Bárbara,Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Canal Belém

Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS