Os organizadores dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro se desculparam por terem usado bandeiras chinesas com símbolo incorreto, durante condecoração dos atletas chineses, informa a mídia da China.

A bandeira chinesa tem cor vermelha e possui cinco estrelas douradas no canto superior esquerdo. Quatro estrelas pequenas formam um semicírculo à direita da estrela principal.

Internautas da China apontaram que nas bandeiras hasteadas durante cerimônia de condecoração das medalhistas de tiro chinesas Du Li e Yi Siling, as estrelas estavam paralelas entre si, o que é errado. A mesma bandeira foi hasteada em honra da campeã de tiro, Zhang Mengxue, ganhadora da primeira medalha de ouro da China.

O canal de televisão CCTV informou que o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ordenou que o problema fosse solucionado.

Conforme a mídia, as bandeiras chinesas, usadas nas Olimpíadas, foram fabricadas na China.

Porém, segundo o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, a empresa responsável pela confecção das bandeiras, que consequentemente vieram com defeitos, está localizada fora do território chinês, escreveu o jornal South China Morning Post.

Para solucionar o problema, o Comitê Rio2016 entrará em contato com a empresa responsável pela confecção das bandeiras.