A frota de trinta aeronaves que voou com as cores da FAB foi operada, tendo como base o Rio de Janeiro. Os Catalina foram também utilizados na Segunda Guerra Mundial e atualmente estão em processo de tombamento. Dois aviões Catalina da FAB estão sendo tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em razão do seu valor histórico.

“O Consolidated Vultee 28, conhecido como Catalina, é um avião anfíbio cuja capacidade é de cinco tripulantes, destinado a missões de patrulha marítima. A FAB os operou a partir de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ocasião em que houve confronto e afundamento de submarinos alemães.”

Especificações técnicas:
Envergadura:31,96 m
Comprimento: 19,45 m
Peso máximo de decolagem: 16.066 Kg
Velocidade máxima: 281,7 Km/h
Teto de serviço: 3.962 m

Fonte INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica)

 “A história do desenvolvimento e da integração da Amazônia está diretamente relacionada à atuação da FAB nessa região, que, ao longo de décadas, mesmo quando não existiam pistas asfaltadas, nem de terra, levou ajuda humanitária e cidadania às populações mais carentes por meio dos hidroaviões Catalina.” (Ricardo José Freire de Campos, Brigadeiro do Ar. Revista NoTaer, Out.2018).

Atualmente outras aeronaves cooperam com a integração da Amazônia Brasileira e em apoio às demais forças irmãs e órgãos governamentais, agora pousando e decolando em pistas estrategicamente distribuídas.

Para saber mais, consulte os sites www.fab.mil.br e www.cindacta2.aer.mil.br e a Revista NoTaer.

“Contato! Companheiros!

Ao vento, sobranceiros

Lancemos o roncar

Da hélice a girar” (Hino dos Aviadores. FAB).

Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.