No dia a dia quase não se percebe o trabalho dos bombeiros, que realizam, além do combate a incêndios, atendimento a traumas por meio do SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), busca e salvamento, afogamento e outras atividades, visando minorar o sofrimento humano, dentro da sua área de atuação.

Com certeza o número 193 ajuda a manter milhares de vidas no Brasil. Atualmente quem está no Comando Geral do Corpo de Bombeiros/PR é o Coronel Samuel Prestes, tendo como chefe do Estado-Maior o Coronel Paulo Henrique de Souza e como chefe de Comunicação Social o Major Leonardo Mendes dos Santos.

Para melhor atender, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná possui: 12 Grupamentos de Bombeiros; 6 Subgrupamentos de Bombeiros; CCB – Comando do Corpo de Bombeiros; GOST – Grupo de Operações de Socorro Tático; CEI – Centro de Ensino e Instrução.

Por uma questão de solidariedade, o governador Ratinho Júnior, em apoio às operações de busca e salvamento em Brumadinho, colocou uma estrutura à disposição do governo mineiro incluindo um efetivo do GOST com 11 bombeiros militares e dois cães farejadores […]. Para saber mais sobre o GOST, consulte o seguinte link http://www.bombeiros.pr.gov.br/GOST. Sobre as operações em Brumadinho, http://www.bombeiros.pr.gov.br/Home/Noticia/Equipe-precursora-de-bombeirossegue-para-Brumadinho.

Segundo o Tenente-coronel Fernando Raimundo Schunig, comandante da equipe paranaense e do 3º Comando Regional dos Bombeiros, Cascavel/PR, a experiência na Amazônia, dentro do contexto da Operação Verde Brasil, qualificou os bombeiros do PR, para eventuais incêndios nas matas do estado. Os bombeiros do estado passaram por grandes dificuldades e desgaste, muito comuns no ambiente hostil da selva amazônica brasileira. Para saber mais, pesquise no site a seguir: http://www.bombeiros.pr.gov.br/Noticia/Experiencia-na-Amazoniaqualifica- bombeiros-para-atuacao-no-Parana.

A Operação Verde Brasil durou 21 dias para os bombeiros paranaenses, também está detalhada em http://www.bombeiros.pr.gov.br/Noticia/Corpo-de-Bombeiros-envia-tropa-para- operacao-VerdeBrasil.

O trabalho dos bombeiros pode ser comparado com a mitológica Fênix que renasce das cinzas, trazendo uma nova oportunidade de vida. A estes soldados, verdadeiros heróis do cotidiano, o mais profundo reconhecimento pela labuta e dedicação, proporcionando esperança de dias melhores para as pessoas. Para maiores informações, consulte o site do Corpo de Bombeiros: http://www.bombeiros.pr.gov.br/. O lema dos bombeiros é “Por uma vida, todo sacrifício é dever”. Parodiando São Francisco de Assis: “Paz e bem”.

(Dados e informações atualizadas até dezembro de 2019).

Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.