Os verdadeiros heróis da Pátria

É importante se definir preliminarmente o que seja herói e pátria:

Herói – Segundo o AURÉLIO (2009), homem extraordinário por seus feitos guerreiros, seu valor ou sua magnitude. Pessoa que por qualquer motivo é centro de atenções.

Pátria – O país onde se vive, torrão natal; terra. A terra dos pais. Lugar de origem, origem, berço.

Num país onde a história pátria está eivada de falsas verdades, desafortunadamente abre espaço à tentativa de imposição de falsos heróis, plantados por governos populistas ou não. Por exemplo, fica difícil crer que só havia voluntários no episódio de “Voluntários da Pátria”, tendo sido prometido liberdade aos escravos depois da guerra. Como o exército foi vencedor e muitos retornaram, ele foi um dos grandes artífices do Abolicionismo.

Há pessoas que procuram semear a discórdia, o ódio, o separatismo no seio da sociedade brasileira, tentando jogar uns contra os outros, incentivando a luta de classes e de gêneros. No enfrentamento aos valores familiares e patrióticos, procuram anular o passado, nem sempre voltados aos interesses nacionais.

Esquecem eles, que quem elege os seus heróis é a pátria, com o seu coletivo e não somente do lado dos que se apropriam do poder.

Os verdadeiros heróis da pátria são aqueles que deram ou dão o melhor de seus esforços para a coletividade, para o bem comum e precisam ser reconhecidos como tal, fazendo jus ao título.

Em sentido mais amplo, heróis são todos os trabalhadores, tanto do campo quanto da cidade, que labutam honestamente em suas atividades, ajudando direta ou indiretamente no desenvolvimento do País.

O verdadeiro herói é o anônimo que trabalha para o sustento da sua família e dependentes, dando o melhor de si. Aquele pai, aquela mãe, tutor, curador, responsável, que acompanha o desenvolvimento da criança e juventude sob sua incumbência. Aquele profissional que procura dar o melhor no processo ensino-aprendizado, dentro e fora da sala de aula (…).

É com muita tristeza que sabemos sobre a insubordinação, os maus tratos que muitos mestres têm recebido dentro e fora da sala de aula. Precisa-se melhorar muito na área da Educação, começando em casa. Os pais é que devem ser os verdadeiros heróis do lar.