23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Outubro Rosa: conta da Sanepar muda de cor para alertar sobre o câncer de mama

Mais de três milhões de contas de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) serão impressas com a cor rosa neste mês de outubro em todo o Estado. É parte das ações da empresa dentro da mobilização internacional conhecida como “Outubro Rosa” que alerta sobre o câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

Este é o segundo ano em que a empresa muda a tradicional cor azul de suas contas para chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Reavisos e outros comunicados ao cliente também serão impressos em rosa. A cor faz referência ao símbolo mundial da campanha que é um laço rosa, uma ideia iniciada na década de 90, nos Estados Unidos. A conta da Sanepar ainda traz a frase: “Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama”.

Reservatórios – A empresa também irá iluminar diversos reservatórios e prédios as cidades em que atua no Paraná, procurando chamar a atenção dos moradores para a importância dos exames. Em Curitiba, o Reservatório Alto da XV, conhecido como a Caixa d’Água da Sanepar e um dos marcos da cidade, será iluminado em rosa.

Sanepar distribui copos de água tratada com a impressão em rosa

Divulgação – A Sanepar também irá distribuir seus tradicionais copos de água tratada envasada com a impressão em rosa. Serão 480 mil copos de água tratada que empresa usará em eventos internos e naqueles em que patrocina ou apóia. A intenção é levar a ideia da prevenção do câncer de mama a eventos esportivos, sociais, ambientais, religiosos, educacionais e promocionais já agendados.

Voluntários – Em Toledo, um grupo de empregados da Sanepar mandou confeccionar 85 camisetas para a campanha do “Outubro Rosa”. Eles também estão fazendo doações individuais e voluntárias neste mês para a Fundação Waldyr Luiz Becker, que dá apoio a pacientes com câncer. 

Câncer de mama – A doença decorre de uma multiplicação anormal e desorganizada de células da mama, que formam um tumor. Embora existam diferentes tipos de câncer de mama, a maioria tem chances de cura quando a descoberta ocorre no estágio inicial. Além disso, tratamentos precoces são menos agressivos e mais curtos. As visitas periódicas ao médico, a realização de exames (incluindo o auto-exame da mamas) e a adoção de hábitos saudáveis são recomendações frequentes para a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS