No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, mas o seu dia são todos os dias do ano. Ser pai não basta fazer, tem que cuidar, e cuidar está ficando cada vez mais difícil atualmente. Muitas vezes o homem é pai por acaso, não tendo sido adequadamente preparado para assumir o controle da situação por ainda não ter o toque de pai. Procuram-se super-heróis (Ed. Leya), aventureiros como Robin Hood.

As pessoas querem a volta de Sherlock Holmes, alquímicos no lar e você é uma pessoa comum. O verdadeiro herói é aquele que assume a sua função, muitas vezes silente, no seu dia a dia, na sua lida anônima e contributiva.

OS DEZ MANDAMENTOS DOS PAIS E EDUCADORES

1- Os pais não briguem nem discutam na frente dos filhos.

2- Tratem todos os filhos com igual afeto. Quanto possível, evitem o filho único que, muitas vezes se torna adulto problema.

3- Nunca mintam a uma criança.

4- Sejam os pais intimamente afetuosos e atenciosos um com o outro, incutindo nos filhos, com a sua presença, uma personalidade equacionada.

5- Haja confiança e certa camaradagem entre pais e filhos, incutindo neles responsabilidade para a vida.

6- Os pais recebam bem os amigos dos seus filhos, mas, não permitam gastos inúteis e além de suas mesadas.

7- Não repreendam e nem castiguem uma criança na presença de outros, indicando sempre o motivo do castigo.

8- Notem e encorajem as qualidades dos filhos e não salientem seus defeitos.

9- Respondam sempre as perguntas dos filhos conforme as exigências de sua idade.

10- Mostrem sempre aos filhos o mesmo afeto e o mesmo humor sem demonstrar demasiada preocupação.

Fonte: “Família, Santuário da Vida” ( http://goo.gl/SSCXe).

Antigamente, o maior legado que um pai deixava para a sua prole era a herança de bens móveis e imóveis. Atualmente, o maior legado é a educação, a liberdade de escolha com responsabilidade. Só para se ter uma ideia, os gastos do prezinho até a faculdade totalizam algo em torno de 250 a 300 mil reais, equivalente ao preço de um imóvel ou automóvel e luxo. Ao final, os meus gastos totalizarão aproximadamente 1 a 1,2 milhões de reais, fora o tempo, o carinho e a dedicação.

Espero que um dia os meus filhos saibam valorizar a minha decisão em optar pelos seus estudos ao invés de acumular patrimônio, posto que, com uma profissão, poderão escolher melhor os seus caminhos.

Quem são os super-heróis mais poderosos da terra? Os vingadores: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva negra, Thor, Gavião Arqueiro, Visão, Feiticeira Escarlate, Falcão, Máquina de Combate. Onde fica o seu pai? Matei inúmeros insetos por vingança para defender os meus filhos. Eles achavam aquilo o máximo e eu também.

Reflexão: “Não sois máquinaHomens é que sois!”  (Charles Chaplin).

Isaac Carreiro Filho (em memória)
Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.