25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Paraná vai representar o Brasil no Desafio Mundial de Resgate

Duas equipes paranaenses vão representar o Brasil no Desafio Mundial de Resgate 2017, que será realizado em setembro, na Romênia. A equipe Siate Curitiba e a equipe Samu Norte Novo, de Maringá (Noroeste) conquistaram o primeiro e segundo lugar no Desafio Nacional do Trauma, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Salvamento e Resgate.

A etapa nacional foi realizada na semana passada, em Curitiba, e reuniu equipes de resgate de todo o país em simulações de atendimentos pré-hospitalares. A competição visa a troca de experiências e o estímulo ao aperfeiçoamento de técnicas de resgate.

Vinte equipes de todo o país foram avaliadas em situações que compreendiam o atendimento a agressões com arma branca, atropelamentos, quedas em altura, colisões de motocicletas e automóveis e demais traumas.

PÓDIO – Além das duas primeiras colocações, o Paraná garantiu também o 4º e 5º lugar na competição. A terceira colocação geral foi conquistada pela equipe do aeromédico do Ceará. O Corpo de Bombeiros 6º GB, de Araucária (RMC) e o Samu Regional Litoral completam o pódio.

Apenas os dois primeiros colocados possuem vaga garantida para o mundial. Entretanto, as equipes que ocupam da 3ª à 5ª colocação também poderão viajar para o leste europeu dependendo da disponibilidade de vagas baseada na classificação dos outros países.

DESAFIO – O Desafio é o maior evento de atendimento simulado no país e está em sua segunda edição. A primeira aconteceu no ano passado e selecionou mais de 100 profissionais do Paraná para o Desafio Mundial de Resgate 2016. A competição a nível mundial ocorreu em Curitiba no mês de outubro e reuniu cerca de 800 profissionais que trabalham com resgate e salvamento em 17 países.

CLASSIFICAÇÃO – Confira abaixo a classificação na íntegra das equipes por categoria:

GERAL

1º lugar
Siate Curitiba
Michelle Grippa Cavassim
Luiz Marcelo Gaudêncio

2º lugar
Samu Regional Maringá
Maurício Medeiros Lemes
Arnaldo Cesar Marques

3º lugar
Equipe do Aeromédico do Ceará
Eduardo Henrique de Araujo Lino
Edvaldo Santana Flecha

4º Lugar
Corpo de Bombeiros 6º GB de Araucária (RMC)
Elisa de Oliveira
Rafael Rubens Wolski

5º lugar
Samu Regional Litoral Paraná
Karla Rocha Penteado
Michael Jackson Neves

STANDARD

1º Lugar
Equipe do Aeromédico do Ceará
Eduardo Henrique de Araujo Lino
Edvaldo Santana Flecha

CATEGORIA COMPLEXA

1º Lugar
Samu Regional Maringá
Maurício Medeiros Lemes
Arnaldo Cesar Marques

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS